Já ouviu falar do bioco? Sabia que este é por muitos considerado um trajo mítico e verdadeiramente popular no Algarve?
Um século depois, Joana Bandeira, jovem artista natural de Olhão, «agarra» no bioco algarvio, despe-o do seu tradicional preto e reveste-o com novas cores, tecidos, padrões e acessórios, numa homenagem a todas as mulheres que outrora o usaram. Venha conhecer este projeto, a partir desta quinta-feira, às 18h00, no CIIPC, em Santa Rita.
O BIOCO era uma peça de vestuário feminino, tendo entrado em uso em 1649, no reinado de D. João IV, segundo alguns autores. Como data oficial da sua extinção, sabe-se que em 1892 e por ordem do então Governador Civil do Algarve, foi proibido nas ruas e templos, embora continuasse a ser usado em Olhão até ao início do séc. XX. Hoje, apenas alguns ranchos folclóricos do concelho, como o Rancho Etnográfico de Quelfes, exibem o BIOCO em festas e romarias.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentarios