Concerto de Harpa Céltica
Local:
Casa do Sal - Castro Marim
Data:
23 Abril 2016
Horário:
16h30
No âmbito da Investidura Templária, que se realiza no próximo dia 23 de abril, sábado, a casa do Sal será palco de um concerto de Harpa Céltica, por Helena Madeira.
A Investidura Templária concentra-se numa cerimónia solene, no dia 23, pelas 18h00, a decorrer na Igreja Matriz de Nossa Sra. dos Mártires e que contará com a presença do Grão-Mestre da Ordem dos Templários, D. Fernando Pinto de Fontes.
A Ordem dos Templários é uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria, tendo sido fundada no rescaldo da 1ª Cruzada, em 1118. Em Portugal, os Templários desempenharam um papel determinante no período da Reconquista, nomeadamente na atividade militar contra os mouros e no povoamento do território. Extinta pelo Papa Clemente V, a Ordem dos Templários era detentora de um vasto património que, por direito, pertenceria à Santa Sé, o que ameaçava a soberania do rei português D. Dinis. Na sequência disto, em 1319, D. Dinis propõe a criação da Ordem de Cristo, justificada pela necessidade de defender a costa algarvia dos ataques de piratas e piratas magrebinos. Embora a luta contra o Infiel tivesse terminado em 1249, este argumento captava as boas graças do papado, que acabaria por decretar a criação da nova Ordem religioso-militar. A 1ª sede da Ordem de Cristo foi o Castelo de Castro Marim, com um dos mais sólidos sistemas defensivos de todo o Reino do Algarve e situado na fronteira marítima com Marrocos e nas imediações da comunidade islâmica de Granada.
Uma velada de armas na Igreja do Castelo de Castro Marim, apenas para membros da Ordem, abre as cerimónias, logo no dia 22 de abril (sexta-feira), pelas 21h30. No dia 23, e também no âmbito das comemorações do 25 de Abril, na casa do Sal, pelas 15h30, decorre a apresentação do livro “O primeiro Carimbo Comemorativo dos CTT do concelho de Castro Marim”, de Francisco Matoso Galveias, e o lançamento de uma edição limitada de um selo comemorativo da criação da Comendadoria de Santiago, de Castro Marim, que acolherá os novos templários. Segue-se então o concerto de Harpa Céltica, por Helena Madeira, pelas 16h30.
A investidura templária consiste numa cerimónia solene e pública em que o Grão-Mestre nomeia os novos cavaleiros e damas, perante uma assembleia constituída pelos líderes e membros da Ordem dos Templários, bem como por diversas entidades eclesiásticas, civis e militares. Nesta reunião magna participarão 40 templários, vindos de Portugal e Espanha. A cerimónia termina com a bênção e inauguração da escultura do Cavaleiro da Ordem, na rotunda sul de Castro Marim, da autoria do escultor Carlos Correia, pelas 19h30.
Integrada nas comemorações do 25 de Abril no Município de Castro Marim, esta iniciativa assinala o encerramento da exposição “A Identidade do Algarve: Forais, Alvarás e Cartas Régias”, patente na Casa do Sal durante este mês e que revelou a forma como as decisões da Coroa foram moldando o Algarve ao longo dos séculos.
Mostrar mensagens com a etiqueta musica clássica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta musica clássica. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 19 de abril de 2016
quarta-feira, 13 de abril de 2016
quinta-feira, 24 de março de 2016
terça-feira, 22 de março de 2016
Moncarapacho - ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL - Dia 26 março 2016.
ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL, EM MONCARAPACHO
Inserido num protocolo com a União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, a Orquestra Clássica do Sul irá dar um concerto na Igreja Matriz de Moncarapacho, no próximo dia 26 deste mês, a partir das 19h. O Maestro Rui Pinheiro conduzirá a orquestra, num concerto em que serão evocadas obras de Haydn e Berlioz.
As entradas são livres.
segunda-feira, 14 de março de 2016
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
Armação de Pêra - CONCERTO DE ANO NOVO - Dia 8 de Janeiro de 2016.
CONCERTO DE ANO NOVO EM ARMAÇÃO DE PÊRA
IGREJA MATRIZ, 8 JANEIRO 2016, 21H00
A convite da nossa Junta de Freguesia, a Orquestra de Cordas da Academia de Música de Lagos, irá realizar um Concerto de Ano Novo, na Igreja Matriz de Armação de Pêra, no dia 8 de Janeiro de 2016 (sexta-feira), às 21h00.
Este espectáculo, com entrada livre, tem a realização da Academia de Música de Lagos, direcção do Maestro João Pedro Cunha, e contará com a presença de cerca 40 músicos que integram esta orquestra, assim como de alguns convidados especiais, entre os quais, Reflect, artista/compositor de Armação de Pêra.
De referir ainda que, esta iniciativa organizada pela nossa Junta de Freguesia, conta com o apoio do Secretário de Estado da Cultura, Direcção Geral das Artes, Câmara Municipal de Silves, Paróquia de Armação de Pêra, Agrupamento de Escolas Silves Sul, Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra e Pingo Doce.
Este concerto tem entrada livre e uma duração de 60 minutos.
IGREJA MATRIZ, 8 JANEIRO 2016, 21H00
A convite da nossa Junta de Freguesia, a Orquestra de Cordas da Academia de Música de Lagos, irá realizar um Concerto de Ano Novo, na Igreja Matriz de Armação de Pêra, no dia 8 de Janeiro de 2016 (sexta-feira), às 21h00.
Este espectáculo, com entrada livre, tem a realização da Academia de Música de Lagos, direcção do Maestro João Pedro Cunha, e contará com a presença de cerca 40 músicos que integram esta orquestra, assim como de alguns convidados especiais, entre os quais, Reflect, artista/compositor de Armação de Pêra.
De referir ainda que, esta iniciativa organizada pela nossa Junta de Freguesia, conta com o apoio do Secretário de Estado da Cultura, Direcção Geral das Artes, Câmara Municipal de Silves, Paróquia de Armação de Pêra, Agrupamento de Escolas Silves Sul, Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra e Pingo Doce.
Este concerto tem entrada livre e uma duração de 60 minutos.
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
S. B. de MESSINES - ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL ATUA NA IGREJA MATRIZ - Dia 28 novembro 2015.
Neste espetáculo serão interpretadas obras de Georges Auric, Samuel Barber e Paul Hindemith, ora por um trio, ora por septeto de sopros composto por Stefania Bernardi, na flauta, Eun-Hee Sohn, no oboé, Rui Travasso e Pedro Nuno, no clarinete, Sarah Ruiz, no fagote, Thomas Gomes, na trompa e João Mogo, no trompete.
Os bilhetes têm um custo associado de 5 euros, sendo o telefone 289 860 890 o contacto da OCS para reservas e informações adicionais sobre o concerto.
De referir que este espetáculo fecha o ciclo de concertos integrados no protocolo estabelecido entre a CMS e a OCS para o ano 2015.
NOTAS AO PROGRAMA
Georges Auric foi um compositor francês, nascido em Lodève, Hérault. Foi considerado um dos “Les Six”, um grupo de artistas informalmente associado a Jean Cocteau e Erik Satie. Antes de completar 20 anos, já havia orquestrado e escrito música incidental para vários balés e produções teatrais. Teve também uma carreira distinta como compositor de cinema. Este Trio in Ré maior foi composto em 1938, quando Auric tinha cerca de 39 anos.
A música de Samuel Barber tocou audiências por todo o mundo, alcançando o estrelato através da linda e encantadora “Adagio for Strings”. É de sua autoria a peça central de repertório para instrumentistas de sopro com a indispensável “Summer Music, Op. 31”. O trabalho foi encomendado por subscrição pública sob o patronato da Chamber Music Society de Detroit e da popular personalidade da rádio, Karl Haas. Sabia-se que os participantes neste projeto frequentemente abordavam o Sr. Haas na rua e perguntavam: "Como vai correndo a composição da ‘minha’ peça?" Talvez a origem de tal popularidade no meio oeste dá a este trabalho a sua inegável familiaridade americana.
Esta peça é sugestiva, poética e nostálgica, apaixonada e mercurial. Deixa a sua marca no ouvinte durante muito tempo pelos floreados tranquilos finais. Nesta peça, Barber revisita a sua paisagem emocional e musical nesta obra para quinteto de sopros.
Hindemith compôs os quatro primeiros andamentos do “Septeto para Sopros” em Taormina no final de novembro de 1948, durante uma pausa na sua preenchida digressão. O Septeto combina o contraponto movimentado, ritmos musculares e a orquestração qualificada de ‘Kammermusik’ de Hindemith da década de 1920 com o imediatismo harmónico e a amabilidade expressiva das suas obras posteriores. Os cinco andamentos são dispostos numa forma simétrica de “arco”, com andamentos rápidos contrapontísticos no início e no fim e um único ‘Intermezzo’ servindo tanto os segundo e quarto andamentos - embora tocado para a frente pela primeira vez, e para trás, exatamente nota por nota, o segundo.
ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL
Fundada em 2002 como Orquestra do Algarve, torna-se Orquestra Clássica do Sul (OCS) em setembro de 2013, com o objetivo de levar a sua missão às regiões do Algarve, do Alentejo e da Península de Setúbal em Portugal e da Andaluzia em Espanha, oferecendo uma programação diversificada e de elevada qualidade artística.
Composta por músicos de 12 nacionalidades diferentes, selecionados em concurso público internacional, a orquestra realiza concertos de música de câmara, ópera, Concertos Promenade (destinados às famílias), concertos ligados a outras expressões artísticas (como jazz, fado, dança, literatura), workshops e masterclasses. Além da sua atividade nestas vertentes, aposta ainda numa forte ação pedagógica e educativa junto de camadas escolares, aproximando-se assim de novos públicos.
A OCS apresenta ciclos de concertos com maestros e solistas nacionais e internacionais, numa programação que inclui obras do barroco ao contemporâneo, para além dos tradicionais concertos em ocasiões festivas.
A temporada 2015 da OCS ilustra uma programação diversificada, tanto nos reportórios, como nas propostas para diferentes públicos, na qual o património musical erudito, que é a sua essência, se cruza com outras vertentes artísticas, visando sobretudo criar os espaços para que esta orquestra seja uma instituição dinamizadora na criação de oportunidades para jovens músicos, compositores e maestros.
Atualmente conta com Rui Pinheiro como Maestro Titular, John Avery como Maestro Associado e Cesário Costa como Principal Maestro Convidado.
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
Portimão - III ENCONTRO DE FANFARRAS - Dia 21 novembro 2015.
III Encontro Nacional de Fanfarras junta 500 bombeiros de 10 corporações
Portimão recebe no próximo dia 21 de novembro, o III Encontro Nacional de Fanfarras de associações humanitárias de bombeiros voluntários, onde irão participar cerca de 500 bombeiros de 10 corporações oriundas de todo o país. Um espetáculo cultural destinado a dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas associações de bombeiros.
Não perca um desfile que irá trazer um colorido muito especial e musical à cidade
Portimão recebe no próximo dia 21 de novembro, o III Encontro Nacional de Fanfarras de associações humanitárias de bombeiros voluntários, onde irão participar cerca de 500 bombeiros de 10 corporações oriundas de todo o país. Um espetáculo cultural destinado a dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas associações de bombeiros.
Não perca um desfile que irá trazer um colorido muito especial e musical à cidade
terça-feira, 17 de novembro de 2015
Alcoutim - CONCERTO DE OUTONO - Dia 20 novembro 2015.
Um concerto de música clássica é a proposta do Município de Alcoutim para a tertúlia “A Palavra Sexta à Noite” do mês de novembro. A iniciativa, a realizar no dia 20 de novembro, na Casa dos Condes, em Alcoutim, pretende proporcionar aos alcoutenejos e visitantes um serão de cariz cultural.
Bob Saudek, ao piano, acompanhado por Kate Saudek, na flauta, serão, como habitualmente, os protagonistas deste “Concerto de Outono” que já vai na sua quarta edição.
Os músicos interpretarão obras dos compositores franceses Gabriel Fauré e Francis Poulenc, dos ingleses Edwin York Bowen e Richard Rodney Bennett, e dos compositores alemães Johann Sebastian Bach e George Philipp Telemann.
O concerto tem entrada gratuita e início agendado para as 18h30, um pouco mais cedo que o habitual nestas tertúlias mensais que proporcionam serões diferentes à luz dos mais variados temas.
Bob Saudek, ao piano, acompanhado por Kate Saudek, na flauta, serão, como habitualmente, os protagonistas deste “Concerto de Outono” que já vai na sua quarta edição.
Os músicos interpretarão obras dos compositores franceses Gabriel Fauré e Francis Poulenc, dos ingleses Edwin York Bowen e Richard Rodney Bennett, e dos compositores alemães Johann Sebastian Bach e George Philipp Telemann.
O concerto tem entrada gratuita e início agendado para as 18h30, um pouco mais cedo que o habitual nestas tertúlias mensais que proporcionam serões diferentes à luz dos mais variados temas.
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Sagres - Homenagem ao Infante Dom Henrique - Dia 13 de novembro 2015
A Direção Regional de Cultura do Algarve e a Câmara Municipal de Vila do Bispo organizam em conjunto com a Paróquia de Vila do Bispo, uma Homenagem ao Infante Dom Henrique, no dia 13 de novembro, na Fortaleza de Sagres.
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
Albufeira - ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL TRAZ “MÚSICA FRANCESA” À IGREJA MATRIZ - Dia 13 novembro 2015.
ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL TRAZ “MÚSICA FRANCESA” À IGREJA MATRIZ
A Orquestra Clássica do Sul vai protagonizar um concerto de “Música Francesa” na Igreja Matriz de Albufeira, sob a batuta do maestro Rui Pinheiro.
O espetáculo integra suites e sinfonias de Rameau, Chabrier e Gounod, que podem ser ouvidas no próximo dia 13 de novembro, pelas 21h30.
A entrada é livre.
A Orquestra Clássica do Sul vai protagonizar um concerto de “Música Francesa” na Igreja Matriz de Albufeira, sob a batuta do maestro Rui Pinheiro.
O espetáculo integra suites e sinfonias de Rameau, Chabrier e Gounod, que podem ser ouvidas no próximo dia 13 de novembro, pelas 21h30.
A entrada é livre.
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
terça-feira, 3 de novembro de 2015
sábado, 31 de outubro de 2015
Olhão - Júlio Resende lança novo disco com concerto no Auditório Municipal - Dia 06 novembro 2015.
Júlio Resende lança novo disco com concerto no AMO de Olhão
O novo trabalho do pianista algarvio, um disco gravado ao vivo, será colocado à venda a 06 de novembro, mas os espetáculos de promoção começam já na próxima semana, em Olhão e Lisboa
O primeiro concerto de apresentação do novo disco de Júlio Resende, “Fado & Further”, acontece esta terça-feira, no Auditório Municipal de Olhão, e contará com a participação especial da cantora espanhola Sílvia Pérez Cruz e de Moreno Veloso, filho de Caetano Veloso.
O novo disco do pianista algarvio, natural de Faro e galardoado com 5 estrelas “Choc-Disc” pela prestigiada revista francesa “Classica”, vai ser lançado no próximo dia 06 de novembro e é totalmente ao vivo, “como um trapézio sem rede, mas também sem pensar em cair”, diz Júlio Resende.
Sem as proteções do estúdio, este disco foi gravado durante os concertos da “tournée” que Júlio Resende realizou entre 2014 e 2015. O disco conta com duas partes, uma delas a solo, em que o pianista nos traz novas visões sobre o cancioneiro fadista, um tema original e um tema tradicional hispânico.
A outra parte com a participação da “(en)cantante” Sílvia Pérez Cruz, que cantou com Resende no concerto na Gulbenkian e é considerada pela crítica e a opinião pública a melhor cantora espanhola de fado. A imprensa espanhola especializada já a considera “o grande acontecimento musical da música espanhola no séc. XXI”. O tempo falará por si, mas Resende lembra-se bem de “vêr o grande auditório da Gulbenkian todo de pé, ao fim da terceira música que tocámos”.
O disco “Júlio Resende – Ao Vivo – Fado & Further” inclui ainda um prefácio original, e testemunho intenso, da atriz Sandra Barata Belo.
Júlio Resende recebeu a herança de Carlos Paredes e Amália. Dos seus dedos saiu uma nova abordagem ao fado. Assim, neste novo disco, a Valentim de Carvalho decidiu criar uma primeira edição especial, que contará com um surpreendente DVD gravado em direto e que se chama “Amália por Júlio Resende e uma conversa com Gonçalo M. Tavares”, mas sobre essa conversa e conteúdo o mistério continua.
O segundo concerto será na quarta-feira, no CCB, em Lisboa.
Fonte: jornaldoalgarve.pt
O novo trabalho do pianista algarvio, um disco gravado ao vivo, será colocado à venda a 06 de novembro, mas os espetáculos de promoção começam já na próxima semana, em Olhão e Lisboa
O primeiro concerto de apresentação do novo disco de Júlio Resende, “Fado & Further”, acontece esta terça-feira, no Auditório Municipal de Olhão, e contará com a participação especial da cantora espanhola Sílvia Pérez Cruz e de Moreno Veloso, filho de Caetano Veloso.
O novo disco do pianista algarvio, natural de Faro e galardoado com 5 estrelas “Choc-Disc” pela prestigiada revista francesa “Classica”, vai ser lançado no próximo dia 06 de novembro e é totalmente ao vivo, “como um trapézio sem rede, mas também sem pensar em cair”, diz Júlio Resende.
Sem as proteções do estúdio, este disco foi gravado durante os concertos da “tournée” que Júlio Resende realizou entre 2014 e 2015. O disco conta com duas partes, uma delas a solo, em que o pianista nos traz novas visões sobre o cancioneiro fadista, um tema original e um tema tradicional hispânico.
A outra parte com a participação da “(en)cantante” Sílvia Pérez Cruz, que cantou com Resende no concerto na Gulbenkian e é considerada pela crítica e a opinião pública a melhor cantora espanhola de fado. A imprensa espanhola especializada já a considera “o grande acontecimento musical da música espanhola no séc. XXI”. O tempo falará por si, mas Resende lembra-se bem de “vêr o grande auditório da Gulbenkian todo de pé, ao fim da terceira música que tocámos”.
O disco “Júlio Resende – Ao Vivo – Fado & Further” inclui ainda um prefácio original, e testemunho intenso, da atriz Sandra Barata Belo.
Júlio Resende recebeu a herança de Carlos Paredes e Amália. Dos seus dedos saiu uma nova abordagem ao fado. Assim, neste novo disco, a Valentim de Carvalho decidiu criar uma primeira edição especial, que contará com um surpreendente DVD gravado em direto e que se chama “Amália por Júlio Resende e uma conversa com Gonçalo M. Tavares”, mas sobre essa conversa e conteúdo o mistério continua.
O segundo concerto será na quarta-feira, no CCB, em Lisboa.
Fonte: jornaldoalgarve.pt
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
Sagres - “Musica nos Monumentos” pela Orquestra Clássica do Sul - Dia 31 de outubro 2015.
Ciclo “Musica nos Monumentos” pela Orquestra Clássica do Sul
Fortaleza de Sagres - 31 de outubro, às 17 horas,
Quinteto de Sopros do século XX
Obras de LEFEBVRE, BARBER, HINDEMITH
Fortaleza de Sagres - 31 de outubro, às 17 horas,
Quinteto de Sopros do século XX
Obras de LEFEBVRE, BARBER, HINDEMITH
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Tavira - Concerto pelo Maestro António Victorino D'Almeida - Dia 18 outubro 2015.
Concerto pelo Maestro António Victorino D'Almeida.
Domingo às 18:00h
Na Igreja da Misericórdia
Org.: Casa Álvaro de Campos e Academia de Música de Tavira |
Apoio: Câmara Municipal de Tavira
Domingo às 18:00h
Na Igreja da Misericórdia
Org.: Casa Álvaro de Campos e Academia de Música de Tavira |
Apoio: Câmara Municipal de Tavira
terça-feira, 29 de setembro de 2015
São Brás de Alportel - Comemorações do Dia Mundial da Música - Dia 2 outubro 2015.
Para celebrar o Dia Mundial da Música, assinalado a 1 de outubro, São Brás de Alportel recebe o espetáculo imponente da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa na próxima sexta-feira, dia 2, pelas 21h30 no Cineteatro.
Venha celebrar a Música connosco!
Venha celebrar a Música connosco!
sábado, 26 de setembro de 2015
Faro - Recital de Piano e Saxofone com Elizaveta Ivanova (piano) e Vitaliy Vatulya (saxofone) - Dia 01 outubro 2015.
O Conservatório Regional do Algarve em parceria com a Casa da Música de São Petergurgo (Rússia), vai realizar no próximo dia 1 de outubro, Dia Mundial da Música, pelas 18h00, um Recital de Piano e Saxofone com Elizaveta Ivanova (piano) e Vitaliy Vatulya (saxofone), da Casa da Música de São Petergurgo.
No final realizar-se-á a entrega dos Prémios de Mérito aos alunos do Conservatório Regional do Algarve, relativos ao ano letivo 2014/2015
No final realizar-se-á a entrega dos Prémios de Mérito aos alunos do Conservatório Regional do Algarve, relativos ao ano letivo 2014/2015
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















