Festival Internacional do Caracol
Local:
Revelim de Santo António - Castro Marim
Data:
01 Julho 2016 a 03 Julho 2016
Caracóis, cerveja, doçaria regional e música popular portuguesa, são os ingredientes para saborear no Festival Internacional do Caracol, em Castro Marim, na Colina do Revelim de Santo António.
Ao longo de três dias, nas tasquinhas espalhadas pelo recinto, vai poder apreciar os melhores caracóis confecionados no Algarve e no país mas, também, por chefes de cozinha espanhóis, franceses, italianos e marroquinos, que, decerto, irão surpreender com novas receitas!
Também o paladar do visitante vai ficar deliciado com o melhor da doçaria regional, desde as tradicionais filhós, até ao dom Rodrigo, passando pela torta de alfarroba tão característica no Algarve.
Afirmar Castro Marim como destino dos melhores caracóis do Algarve e potenciar os produtos tradicionais, a cozinha e a cultura mediterrânicas é o grande objetivo da autarquia com a realização do Festival Internacional do Caracol.
Organização:
Câmara Municipal de Castro Marim
Mostrar mensagens com a etiqueta festival. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta festival. Mostrar todas as mensagens
domingo, 26 de junho de 2016
quarta-feira, 13 de abril de 2016
Barão de São Miguel - XXV Gala Internacional do Acordeão - dia 17 de abril 2016
Vila do Bispo recebe Gala Internacional do Acordeão
Os mais conceituados acordeonistas nacionais e internacionais vão marcar presença na XXV Gala Internacional de Acordeão que irá realizar-se no Salão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel, no próximo dia 17 de abril, pelas 15h30.
Rodrigo Maurício, Jorge Alves, Pedro Gonçalves e Francisco Saboia são os artistas nacionais que vão atuar neste espetáculo organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo. Já a nível internacional, a iniciativa conta com a atuação de quatro campeões do mundo: Pietro Adragna (Italia), Julien Gonzales e Eric Bouvelle (França) e Maric Petar (Sérvia).
Trata-se de um evento de cariz cultural e tradicional que à semelhança das galas anteriores irá apresentar os maiores nomes do mundo na arte de tocar acordeão, onde a população terá a possibilidade da contactar com as sonoridades de um dos instrumentos mais característicos e tradicionais da cultura musical algarvia, o acordeão.
Os bilhetes para o evento podem ser adquiridos no Centro Cultural a partir do dia 8 de abril e no local no dia do espetáculo.
Para mais informações e inscrições para transporte deverá contactar os serviços do Centro Cultural de Vila do Bispo através do telefone 282630600.
Os mais conceituados acordeonistas nacionais e internacionais vão marcar presença na XXV Gala Internacional de Acordeão que irá realizar-se no Salão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel, no próximo dia 17 de abril, pelas 15h30.
Rodrigo Maurício, Jorge Alves, Pedro Gonçalves e Francisco Saboia são os artistas nacionais que vão atuar neste espetáculo organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo. Já a nível internacional, a iniciativa conta com a atuação de quatro campeões do mundo: Pietro Adragna (Italia), Julien Gonzales e Eric Bouvelle (França) e Maric Petar (Sérvia).
Trata-se de um evento de cariz cultural e tradicional que à semelhança das galas anteriores irá apresentar os maiores nomes do mundo na arte de tocar acordeão, onde a população terá a possibilidade da contactar com as sonoridades de um dos instrumentos mais característicos e tradicionais da cultura musical algarvia, o acordeão.
Os bilhetes para o evento podem ser adquiridos no Centro Cultural a partir do dia 8 de abril e no local no dia do espetáculo.
Para mais informações e inscrições para transporte deverá contactar os serviços do Centro Cultural de Vila do Bispo através do telefone 282630600.
quarta-feira, 30 de março de 2016
Alcoutim - Festival Gastronómico - Dia 2 de abril 2016
Dia 2 de abril - Sessão de Abertura da edição de Primavera do Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim “Sabores da Serra ao Rio” | 17h30 | Espaço Guadiana, Alcoutim
domingo, 27 de março de 2016
Loulé - Festival “Som Riscado” - entre 31 de março e 3 de abril 2016
A Câmara Municipal de Loulé, através do Cine-Teatro Louletano, apresenta entre 31 de março e 3 de abril, um novo conceito de festival a sul, cruzando música e imagem, a que chamou “Som Riscado”, que aposta em novas abordagens, formatos e desafios criativos para todas as idades.
O festival abre a 31 de março (quinta-feira) com duas intervenções de rua que se prolongam durante o fim-de-semana do evento: uma instalação artística participativa com a banda Holy Nothing & Rui Monteiro, na Cerca do Convento, e uma instalação Street Art com o artista plástico Menau, na Avenida José da Costa Mealha, ambas com entrada gratuita e especialmente a pensar nos mais novos e suas famílias. No mesmo dia, pelas 18h00, é inaugurada no átrio do Cine-Teatro Louletano a exposição “Anatomias do Som”, com os artistas plásticos Marum Nascimento, Milita Doré e Susana de Medeiros, contando ainda com uma intervenção sonora de Pedro Cabral Santo, no seguimento de um desafio lançado pela organização do festival.
De 1 a 3 de abril (sexta-feira a domingo), e mais uma vez de forma a estimular e envolver o público mais jovem, estará patente na antiga sede do Atlético (Rua das lojas) uma instalação com esculturas sonoras interativas intitulada C_Vib, com entrada gratuita, havendo duas performances interdisciplinares, integradas nessa exposição, com Simão Costa (eletrónica ao vivo) e Yola Pinto (dança), a realizar a 1 de abril, pelas 15h30, e a 2 de abril, pelas 17h30, ambas de entrada livre. Ainda a nível de programação para os mais pequenos, a 1 de abril, pelas 10h30 e pelas 14h30, no auditório do INUAF o festival apresenta “Retrato Falado”, uma instalação com teatro de João Fazenda e Pedro Silva Martins, dirigida a crianças entre os 6 e os 10 anos, também com entrada gratuita.
Ainda no dia 1 de abril, pelas 18h00, na Casa da Cultura de Loulé (Parque Municipal) é inaugurada uma instalação audiovisual interativa que, escutando o quotidiano da cidade, questiona experimentalmente o futuro do som de Loulé, a apresentar pelo projeto Boris Chimp 504 e que estará patente até ao fim do festival, dirigindo-se a maiores de 6 anos e com entrada livre.
O dia 1 de abril fecha com uma sessão de vídeo mapping na Avenida José da Costa Mealha, pelas 21h30, com Menau e os Motion Punk Visuals, seguindo-se dois espetáculos no Cine-Teatro Louletano: pelas 22h00 uma performance intitulada “My paradise is better than yours”, que junta pela primeira vez, a convite do Festival, o fotógrafo Vasco Célio e dois nomes maiores da improvisação em Portugal, o contrabaixista Carlos Barretto e o acordeonista algarvio João Frade; e às 23h30, em estreia absoluta no Algarve e apresentando o seu último álbum “Villa Soledade”, a reconhecida banda de música experimental Sensible Soccers que se junta à realizadora louletana Ana Perfeito para mais um encontro inédito entre som e imagem.
A 2 de abril, e como o Festival também pretende olhar para o património cultural imaterial de Loulé, neste caso a sua música tradicional, e dar-lhe novas leituras e reinvenções, é apresentado pela primeira vez no Algarve o projeto “Sampladélicos” de Tiago Pereira (A música portuguesa a gostar dela própria) e Sílvio Rosado, a realizar no auditório do INUAF pelas 15h30, com entrada gratuita. No mesmo dia mais dois espetáculos no Cine-Teatro Louletano, a iniciar às 21h30: a apresentação oficial do álbum audiovisual “Multiverse”, pelos Boris Chimp 504 (dupla Miguel Neto e Rodrigo Carvalho), que propõem um espetáculo com música que bebe ao techno, música psicadélica e noise, acompanhada de visuais audio-reativos gerados em tempo real, de modo a criar uma viagem imersiva profunda de quem a experiencia. Segue-se, pelas 22h45, a estreia absoluta no Algarve do mais reconhecido coletivo de música eletrónica português da atualidade, a banda portuense Holy Nothing, que apresentam um espetáculo inédito em parceria com o artista visual Rui Monteiro. A noite termina no Mercado Municipal, pelas 00h30, com um after-hours, “Dreaming in Tempo”, que junta, pela primeira vez, alunos do Curso de Música Eletrónica da ETIC_Algarve com alunos da Licenciatura em Imagem da Animada da Universidade do Algarve.
No último dia do festival, a 3 de abril, é realizada uma masterclass sobre criação de projetos audiovisuais com Boris Chimp 504, a ocorrer no auditório do INUAF entre as 10h00 e as 13h00, que requer inscrição prévia e tem limite de participantes, dirigindo-se a alunos, professores, músicos, artistas visuais e outros interessados nesta temática. Segue-se, pelas 14h30, no Studio43 (Avenida José da Costa Mealha, ao lado do Cine-Teatro), um debate sobre Som e Imagem com moderação de Mirian Tavares e participação dos convidados Joana Lessa, Nuno Ribeiro, Pedro Cabral Santo e Rudolfo Quintas, estando aberto ao público em geral.
Seguidamente, pelas 17h15 no bar do Cine-Teatro Louletano, acontece a apresentação do documentário “Filho da Arte”, sobre o artista plástico Menau, realizado pela Turma de Design de Comunicação e Multimédia da ETIC_Algarve. Para encerrar o festival, mais dois espetáculos no Cine-Teatro Louletano que resultam de dois desafios criativos lançados: às 18h00, o espetáculo “ego (is) me”, sobre a temática da pegada ambiental e que junta alunos da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, de Quarteira, ao projeto musical farense Epiphany; e às 19h00, a prestigiada dupla Filipe Raposo (piano) e António Jorge Gonçalves (ilustrador e designer gráfico) colabora com o criativo Beau McCLellan para um espetáculo inédito em jeito de carta-branca.
O festival tem como parceiros várias entidades do concelho de Loulé e da região que têm desenvolvido uma dinâmica assinalável na temática em que o festival se centra: Universidade do Algarve (Escola Superior de Educação e Comunicação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Centro de Investigação em Artes e Comunicação [CIAC]), ETIC_Algarve, Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF), Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres (Quarteira), Casa da Cultura de Loulé e Studio43.
Todos os espetáculos realizados no Cine-Teatro Louletano têm entrada paga, bem como o after-hours realizado no Mercado Municipal e a masterclass sobre criação de projetos audiovisuais, sendo os restantes formatos de entrada gratuita, limitada à capacidade dos respetivos espaços. Para os formatos pagos é possível adquirir um passe geral para o festival (a 10 euros até 29 de março; a 15 euros depois dessa data) ou bilhetes diários, os quais têm um custo de 8 euros, sendo que para maiores de 65 e menores de 30 anos estes custam apenas 5 euros.
Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt, podendo ainda seguir o evento no facebook (Som Riscado), em permanente actualização, ou no website http://cineteatro.cm-loule.pt. Os bilhetes e passe para o festival encontram-se igualmente à venda na FNAC, Worten, CTT, Pousadas da Juventude, El Corte Inglés, Lojas Note!, Rede Serveasy e na plataforma on-line BOL (reservas 18 20 e www.bol.pt).
O festival abre a 31 de março (quinta-feira) com duas intervenções de rua que se prolongam durante o fim-de-semana do evento: uma instalação artística participativa com a banda Holy Nothing & Rui Monteiro, na Cerca do Convento, e uma instalação Street Art com o artista plástico Menau, na Avenida José da Costa Mealha, ambas com entrada gratuita e especialmente a pensar nos mais novos e suas famílias. No mesmo dia, pelas 18h00, é inaugurada no átrio do Cine-Teatro Louletano a exposição “Anatomias do Som”, com os artistas plásticos Marum Nascimento, Milita Doré e Susana de Medeiros, contando ainda com uma intervenção sonora de Pedro Cabral Santo, no seguimento de um desafio lançado pela organização do festival.
De 1 a 3 de abril (sexta-feira a domingo), e mais uma vez de forma a estimular e envolver o público mais jovem, estará patente na antiga sede do Atlético (Rua das lojas) uma instalação com esculturas sonoras interativas intitulada C_Vib, com entrada gratuita, havendo duas performances interdisciplinares, integradas nessa exposição, com Simão Costa (eletrónica ao vivo) e Yola Pinto (dança), a realizar a 1 de abril, pelas 15h30, e a 2 de abril, pelas 17h30, ambas de entrada livre. Ainda a nível de programação para os mais pequenos, a 1 de abril, pelas 10h30 e pelas 14h30, no auditório do INUAF o festival apresenta “Retrato Falado”, uma instalação com teatro de João Fazenda e Pedro Silva Martins, dirigida a crianças entre os 6 e os 10 anos, também com entrada gratuita.
Ainda no dia 1 de abril, pelas 18h00, na Casa da Cultura de Loulé (Parque Municipal) é inaugurada uma instalação audiovisual interativa que, escutando o quotidiano da cidade, questiona experimentalmente o futuro do som de Loulé, a apresentar pelo projeto Boris Chimp 504 e que estará patente até ao fim do festival, dirigindo-se a maiores de 6 anos e com entrada livre.
O dia 1 de abril fecha com uma sessão de vídeo mapping na Avenida José da Costa Mealha, pelas 21h30, com Menau e os Motion Punk Visuals, seguindo-se dois espetáculos no Cine-Teatro Louletano: pelas 22h00 uma performance intitulada “My paradise is better than yours”, que junta pela primeira vez, a convite do Festival, o fotógrafo Vasco Célio e dois nomes maiores da improvisação em Portugal, o contrabaixista Carlos Barretto e o acordeonista algarvio João Frade; e às 23h30, em estreia absoluta no Algarve e apresentando o seu último álbum “Villa Soledade”, a reconhecida banda de música experimental Sensible Soccers que se junta à realizadora louletana Ana Perfeito para mais um encontro inédito entre som e imagem.
A 2 de abril, e como o Festival também pretende olhar para o património cultural imaterial de Loulé, neste caso a sua música tradicional, e dar-lhe novas leituras e reinvenções, é apresentado pela primeira vez no Algarve o projeto “Sampladélicos” de Tiago Pereira (A música portuguesa a gostar dela própria) e Sílvio Rosado, a realizar no auditório do INUAF pelas 15h30, com entrada gratuita. No mesmo dia mais dois espetáculos no Cine-Teatro Louletano, a iniciar às 21h30: a apresentação oficial do álbum audiovisual “Multiverse”, pelos Boris Chimp 504 (dupla Miguel Neto e Rodrigo Carvalho), que propõem um espetáculo com música que bebe ao techno, música psicadélica e noise, acompanhada de visuais audio-reativos gerados em tempo real, de modo a criar uma viagem imersiva profunda de quem a experiencia. Segue-se, pelas 22h45, a estreia absoluta no Algarve do mais reconhecido coletivo de música eletrónica português da atualidade, a banda portuense Holy Nothing, que apresentam um espetáculo inédito em parceria com o artista visual Rui Monteiro. A noite termina no Mercado Municipal, pelas 00h30, com um after-hours, “Dreaming in Tempo”, que junta, pela primeira vez, alunos do Curso de Música Eletrónica da ETIC_Algarve com alunos da Licenciatura em Imagem da Animada da Universidade do Algarve.
No último dia do festival, a 3 de abril, é realizada uma masterclass sobre criação de projetos audiovisuais com Boris Chimp 504, a ocorrer no auditório do INUAF entre as 10h00 e as 13h00, que requer inscrição prévia e tem limite de participantes, dirigindo-se a alunos, professores, músicos, artistas visuais e outros interessados nesta temática. Segue-se, pelas 14h30, no Studio43 (Avenida José da Costa Mealha, ao lado do Cine-Teatro), um debate sobre Som e Imagem com moderação de Mirian Tavares e participação dos convidados Joana Lessa, Nuno Ribeiro, Pedro Cabral Santo e Rudolfo Quintas, estando aberto ao público em geral.
Seguidamente, pelas 17h15 no bar do Cine-Teatro Louletano, acontece a apresentação do documentário “Filho da Arte”, sobre o artista plástico Menau, realizado pela Turma de Design de Comunicação e Multimédia da ETIC_Algarve. Para encerrar o festival, mais dois espetáculos no Cine-Teatro Louletano que resultam de dois desafios criativos lançados: às 18h00, o espetáculo “ego (is) me”, sobre a temática da pegada ambiental e que junta alunos da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, de Quarteira, ao projeto musical farense Epiphany; e às 19h00, a prestigiada dupla Filipe Raposo (piano) e António Jorge Gonçalves (ilustrador e designer gráfico) colabora com o criativo Beau McCLellan para um espetáculo inédito em jeito de carta-branca.
O festival tem como parceiros várias entidades do concelho de Loulé e da região que têm desenvolvido uma dinâmica assinalável na temática em que o festival se centra: Universidade do Algarve (Escola Superior de Educação e Comunicação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Centro de Investigação em Artes e Comunicação [CIAC]), ETIC_Algarve, Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF), Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres (Quarteira), Casa da Cultura de Loulé e Studio43.
Todos os espetáculos realizados no Cine-Teatro Louletano têm entrada paga, bem como o after-hours realizado no Mercado Municipal e a masterclass sobre criação de projetos audiovisuais, sendo os restantes formatos de entrada gratuita, limitada à capacidade dos respetivos espaços. Para os formatos pagos é possível adquirir um passe geral para o festival (a 10 euros até 29 de março; a 15 euros depois dessa data) ou bilhetes diários, os quais têm um custo de 8 euros, sendo que para maiores de 65 e menores de 30 anos estes custam apenas 5 euros.
Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt, podendo ainda seguir o evento no facebook (Som Riscado), em permanente actualização, ou no website http://cineteatro.cm-loule.pt. Os bilhetes e passe para o festival encontram-se igualmente à venda na FNAC, Worten, CTT, Pousadas da Juventude, El Corte Inglés, Lojas Note!, Rede Serveasy e na plataforma on-line BOL (reservas 18 20 e www.bol.pt).
segunda-feira, 14 de março de 2016
Portimão - V Festival de Percussão - De 18 a 22 março 2016.
V Festival de Percussão de Portimão mobiliza 150 músicos em cinco dias e cinco noites
Portimão recebe dentro de um mês o V Festival Internacional de Percussão [V FIntPP], promovido pela Academia de Música de Lagos – Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos. De 18 a 22 de Março e em cinco dias e cinco noites, o Festival terá lugar em vários espaços da cidade de Portimão e reunirá prestigiados músicos de renome nacional e internacional.
Tais como: Vincent Houdijk (Holanda), Sisco Aparici (Espanha), Vicky Marques (Portugal), Kabeção (Portugal), Sérgio Almeida (Rhakatta / PT), José Quezada (Velha Gaiteira / PT), Keni B (Portugal), Arantcha Joseph (Londres/Portugal), respetivamente no Vibrafone, Marimba e Multi-Percussão, Bateria, Handpan, Percussão Africana, Bombos Tradicionais Portugueses, BeatBox e Dança Tribal Africana.
O Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão surgiu quase por acaso. O ano de 2011 teve um elevado nível de alunos de percussão do Curso Profissional de Lagoa e Vasco Ramalho decidiu criar um Ensemble de Marimbas, algo inovador em Portugal na altura. Para apadrinhar este Agrupamento, convidou Ludwig Albert - um dos marimbistas mais conceituados a nível mundial - para um concerto e masterclasse. Estendeu o convite a Aldovino Mumguambe, antigo colega, para outro concerto e masterclasse no vibrafone. E assim nasceu o Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão.
Do programa fazem parte a realização de 10 workshops/masterclasses e cinco concertos, que se distribuirão por alguns espaços emblemáticos da cidade, como o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Auditório do Museu de Portimão, o Jardim da Alameda e a Antiga Lota de Portimão.
Depois do sucesso da edição anterior, que reuniu mais de 15 contrabaixistas no palco do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, o FIntPP reúne-se novamente com o enContróbaixo para a sua II Edição, trazendo o aclamado grupo internacional Bassmonsters (Alemanha), o primeiro ensemble da história a colocar quatro contrabaixistas em palco numa combinação entre a Música Clássica e Rock. Trará também Jean-Christen Houde (Canadá / Orquestra Clássica do Sul), Gabor Bolba (Hungria) e Zé Eduardo (Portugal). No dia 19 de março, às 21h30, será uma noite de Clássicos do Rock no Grande Auditório do TEMPO.
O V FINTPP e II enContróbaixo inauguram o seu evento de Abertura “50/50”, que reúne 50 bateristas e 50 percussionistas, no dia 18 de março às 11h00 na Alameda da Praça da República de Portimão, seguindo-se às 12h00 uma Arruada da Alameda até à Antiga Lota de Portimão.
A primeira noite do V FINTPP terá lugar a 18 de março, pelas 21h30, no Grande Auditório do TEMPO e será dedicada ao World Music. “HangCello Duo” irá por em cena Kabeção Rodrigues, considerado mundialmente como um dos melhores no Handpan - e um dos pioneiros em Portugal – com Ricardo Januário, violoncelista exímio e inovador no violoncelo elétrico, numa viagem mística pelos vários cantos do mundo.
Um dos pontos altos será o Concerto Jazz Sunset, com o Talento do Jazz Holanda 2016 Vincent Houdijk (vibrafone), compositor activo e empreendedor em VinnieVibes e Percussion Friends Academy, junto com o mestre do Jazz Português Zé Eduardo no contrabaixo. Vão ser acompanhados por Vicky Marques na bateria, exímio no cruzamento de influências em Etno/Latin Jazz, tendo tocado com músicos como Ivan Lins e Mariza. O concerto terá lugar a 20 de março pelas 19 horas na Sociedade Vencedora Portimonense, seguido de um Open Stage Jazz Jam Session pelas 21h30.
O Mestre da música contemporânea Sisco Aparici (Espanha) interpretará o seu mais recente lançamento “Hyle”, obra para marimba preparada com instrumentos auxiliares, no dia 21 de março, 21h30 no Auditório do Museu de Portimão.
O tradicional concerto de encerramento com todos os participantes terá lugar dia 22 de Março no Grande Auditório do TEMPO, pelas 21h30, sob direção artística de Vasco Ramalho (V FINTPP) e Bruno Vítor (II enCONTRóBAIXO).
Poderá consultar toda a informação do Festival em: www.vivaportimao.pt, www.facebook.com/amlgs e/ou através do email dartistica@amlagos.pt e telefone 910 508 134. Poderá ainda seguir o evento:
www.facebook.com/events/1661112310844545
Portimão recebe dentro de um mês o V Festival Internacional de Percussão [V FIntPP], promovido pela Academia de Música de Lagos – Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos. De 18 a 22 de Março e em cinco dias e cinco noites, o Festival terá lugar em vários espaços da cidade de Portimão e reunirá prestigiados músicos de renome nacional e internacional.
Tais como: Vincent Houdijk (Holanda), Sisco Aparici (Espanha), Vicky Marques (Portugal), Kabeção (Portugal), Sérgio Almeida (Rhakatta / PT), José Quezada (Velha Gaiteira / PT), Keni B (Portugal), Arantcha Joseph (Londres/Portugal), respetivamente no Vibrafone, Marimba e Multi-Percussão, Bateria, Handpan, Percussão Africana, Bombos Tradicionais Portugueses, BeatBox e Dança Tribal Africana.
O Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão surgiu quase por acaso. O ano de 2011 teve um elevado nível de alunos de percussão do Curso Profissional de Lagoa e Vasco Ramalho decidiu criar um Ensemble de Marimbas, algo inovador em Portugal na altura. Para apadrinhar este Agrupamento, convidou Ludwig Albert - um dos marimbistas mais conceituados a nível mundial - para um concerto e masterclasse. Estendeu o convite a Aldovino Mumguambe, antigo colega, para outro concerto e masterclasse no vibrafone. E assim nasceu o Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão.
Do programa fazem parte a realização de 10 workshops/masterclasses e cinco concertos, que se distribuirão por alguns espaços emblemáticos da cidade, como o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Auditório do Museu de Portimão, o Jardim da Alameda e a Antiga Lota de Portimão.
Depois do sucesso da edição anterior, que reuniu mais de 15 contrabaixistas no palco do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, o FIntPP reúne-se novamente com o enContróbaixo para a sua II Edição, trazendo o aclamado grupo internacional Bassmonsters (Alemanha), o primeiro ensemble da história a colocar quatro contrabaixistas em palco numa combinação entre a Música Clássica e Rock. Trará também Jean-Christen Houde (Canadá / Orquestra Clássica do Sul), Gabor Bolba (Hungria) e Zé Eduardo (Portugal). No dia 19 de março, às 21h30, será uma noite de Clássicos do Rock no Grande Auditório do TEMPO.
O V FINTPP e II enContróbaixo inauguram o seu evento de Abertura “50/50”, que reúne 50 bateristas e 50 percussionistas, no dia 18 de março às 11h00 na Alameda da Praça da República de Portimão, seguindo-se às 12h00 uma Arruada da Alameda até à Antiga Lota de Portimão.
A primeira noite do V FINTPP terá lugar a 18 de março, pelas 21h30, no Grande Auditório do TEMPO e será dedicada ao World Music. “HangCello Duo” irá por em cena Kabeção Rodrigues, considerado mundialmente como um dos melhores no Handpan - e um dos pioneiros em Portugal – com Ricardo Januário, violoncelista exímio e inovador no violoncelo elétrico, numa viagem mística pelos vários cantos do mundo.
Um dos pontos altos será o Concerto Jazz Sunset, com o Talento do Jazz Holanda 2016 Vincent Houdijk (vibrafone), compositor activo e empreendedor em VinnieVibes e Percussion Friends Academy, junto com o mestre do Jazz Português Zé Eduardo no contrabaixo. Vão ser acompanhados por Vicky Marques na bateria, exímio no cruzamento de influências em Etno/Latin Jazz, tendo tocado com músicos como Ivan Lins e Mariza. O concerto terá lugar a 20 de março pelas 19 horas na Sociedade Vencedora Portimonense, seguido de um Open Stage Jazz Jam Session pelas 21h30.
O Mestre da música contemporânea Sisco Aparici (Espanha) interpretará o seu mais recente lançamento “Hyle”, obra para marimba preparada com instrumentos auxiliares, no dia 21 de março, 21h30 no Auditório do Museu de Portimão.
O tradicional concerto de encerramento com todos os participantes terá lugar dia 22 de Março no Grande Auditório do TEMPO, pelas 21h30, sob direção artística de Vasco Ramalho (V FINTPP) e Bruno Vítor (II enCONTRóBAIXO).
Poderá consultar toda a informação do Festival em: www.vivaportimao.pt, www.facebook.com/amlgs e/ou através do email dartistica@amlagos.pt e telefone 910 508 134. Poderá ainda seguir o evento:
www.facebook.com/events/1661112310844545
domingo, 13 de março de 2016
Tavira - Festival de Gastronomia Serrana - De 18 março a 10 abril 2016
Sabores tradicionais no Festival de Gastronomia Serrana -
Tavira promove, de 18 de março a 10 de abril, o Festival de Gastronomia Serrana. Pelo 13.º ano, os sabores do interior do concelho poderão ser degustados nos oito restaurantes aderentes de Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Santo Estêvão e Tavira.
Os apreciadores da cozinha tradicional, dos produtos locais e da época, assim como do estilo de vida mediterrânico tem ao dispor nos restaurantes “A Charrua”, “Retiro dos Caçadores” (Cachopo); “Baleeira” (Tavira), “O Constantino” (Montes e Lagares – Santa Catarina da Fonte do Bispo), “O Monte Velho” (Umbria – Santa Catarina da Fonte do Bispo), “Herdade da Corte”, Hotel Rural “Quinta do Marco” (Sítio do Marco – Santa Catarina da Fonte do Bispo) e “O Forno” (Largo da Igreja – Santo Estêvão) diferentes pratos caraterísticos da região.
Queijos frescos com mel e nas saladas, chouriço de porco preto assado, presunto, sopas de tomate com ovo, gaspacho e orelha de porco integram as entradas dos menus dos vários restaurantes, os quais apresentam no seu cardápio borrego, javali, porco, cordonizes, galo e galinha, devidamente, acompanhados por vinhos da região. Digestivos de aguardente de medronho e figo, assim como sobremesas de cenoura, mel, ameixas, amoras, abóbora, laranja e pêra completam as ementas.
Todos os que se deslocarem até aos estabelecimentos aderentes e provarem as ementas do Festival habilitam-se a ganhar, por sorteio, a uma estadia num dos seguintes alojamentos turísticos: Herdade da Corte, Hotel Rural Quinta do Marco (freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo), Pensão Agrícola (Valongo - freguesia de Conceição e Cabanas), assim como usufruir de uma atividade de animação turística gratuita.
Tavira promove, de 18 de março a 10 de abril, o Festival de Gastronomia Serrana. Pelo 13.º ano, os sabores do interior do concelho poderão ser degustados nos oito restaurantes aderentes de Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Santo Estêvão e Tavira.
Os apreciadores da cozinha tradicional, dos produtos locais e da época, assim como do estilo de vida mediterrânico tem ao dispor nos restaurantes “A Charrua”, “Retiro dos Caçadores” (Cachopo); “Baleeira” (Tavira), “O Constantino” (Montes e Lagares – Santa Catarina da Fonte do Bispo), “O Monte Velho” (Umbria – Santa Catarina da Fonte do Bispo), “Herdade da Corte”, Hotel Rural “Quinta do Marco” (Sítio do Marco – Santa Catarina da Fonte do Bispo) e “O Forno” (Largo da Igreja – Santo Estêvão) diferentes pratos caraterísticos da região.
Queijos frescos com mel e nas saladas, chouriço de porco preto assado, presunto, sopas de tomate com ovo, gaspacho e orelha de porco integram as entradas dos menus dos vários restaurantes, os quais apresentam no seu cardápio borrego, javali, porco, cordonizes, galo e galinha, devidamente, acompanhados por vinhos da região. Digestivos de aguardente de medronho e figo, assim como sobremesas de cenoura, mel, ameixas, amoras, abóbora, laranja e pêra completam as ementas.
Todos os que se deslocarem até aos estabelecimentos aderentes e provarem as ementas do Festival habilitam-se a ganhar, por sorteio, a uma estadia num dos seguintes alojamentos turísticos: Herdade da Corte, Hotel Rural Quinta do Marco (freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo), Pensão Agrícola (Valongo - freguesia de Conceição e Cabanas), assim como usufruir de uma atividade de animação turística gratuita.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Castro Marim - Festa do Acordeão - Dia 31 de janeiro 2016.
Grandiosa Festa do Acordeão em Castro Marim
Alguns dos melhores acordeonistas mundiais reúnem-se no próximo dia 31 de janeiro, na Quinta do Sobral, em Castro Marim, onde se realizará a Grandiosa Festa do Acordeão.
A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, responsável pela organização desta iniciativa, comemora desta forma o seu quarto aniversário.
A festa terá início pelas 13h00 com um almoço de gala, seguindo-se pelas 15h00 o Festival Internacional de Acordeão com a presença de prestigiados e premiados acordeonistas: Celina da Piedade, Mito Algarvio Ensemble (João Frade, Nelson Conceição, João Filipe Guerreiro, Emanuel Marçal, Paulo Machado), Tino Costa, Michel Sapateado (França), Fábio Guerreiro, Luis Gama, Hernani Cerqueira e Gonçalo Guerreiro.
Será sorteado um acordeão de entre todos aqueles que marquem presença neste evento.
Os interessados deverão fazer a reserva através dos contactos 964670079 ou 962291979.
Fonte: Mito Algarvio
Alguns dos melhores acordeonistas mundiais reúnem-se no próximo dia 31 de janeiro, na Quinta do Sobral, em Castro Marim, onde se realizará a Grandiosa Festa do Acordeão.
A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, responsável pela organização desta iniciativa, comemora desta forma o seu quarto aniversário.
A festa terá início pelas 13h00 com um almoço de gala, seguindo-se pelas 15h00 o Festival Internacional de Acordeão com a presença de prestigiados e premiados acordeonistas: Celina da Piedade, Mito Algarvio Ensemble (João Frade, Nelson Conceição, João Filipe Guerreiro, Emanuel Marçal, Paulo Machado), Tino Costa, Michel Sapateado (França), Fábio Guerreiro, Luis Gama, Hernani Cerqueira e Gonçalo Guerreiro.
Será sorteado um acordeão de entre todos aqueles que marquem presença neste evento.
Os interessados deverão fazer a reserva através dos contactos 964670079 ou 962291979.
Fonte: Mito Algarvio
terça-feira, 29 de dezembro de 2015
Albufeira - FESTIVAL “SOLRIR” - De 1 a 4 de janeiro 2016.
FESTIVAL “SOLRIR” ESTÁ DE REGRESSO A ALBUFEIRA NO INÍCIO DO PRÓXIMO ANO.
Cartaz de luxo celebra 10 anos do SOLRIR no início do próximo ano - 1 a 4 de janeiro - em Albufeira. Aldo Lima, Diogo Faro, Herman José, Nilton, Pedro Sousa, Pedro Durão, Miguel Neves, Joel Rodrigues, Hugo Rosa e Eduardo Madeira são os humoristas confirmados para o cartaz comemorativo dos 10 anos do SOLRIR - Festival de Humor.
O humorista Eduardo Madeira convida "Just Girls", Mariana Sim- Sim, Soraia Carrega, Vanny Guerra, Maria Lázaro, Beatriz Peixoto e Joana Machado para um espetáculo de stand-up no feminino, que promete ser muito especial e inusitado.
Considerado o maior festival de humor do País, o SOLRIR realiza-se desde 2006 e já contou com a participação de mais de 200 humoristas nacionais e internacionais. O evento destaca-se por proporcionar um autêntico menu de humor nos primeiros dias de cada ano. Recorde-se que só na última edição passaram pelo palco do SOLRIR mais de 6 mil espetadores.
Os espetáculos estão marcados para começar todos os dias às 21h30. No primeiro dia do ano, 1 de janeiro, sobem ao palco Pedro Sousa, Pedro Durão, Diogo Faro e Aldo Lima, no dia 2 de janeiro, Miguel Neves, Joel Rodrigues e Nilton, dia 3 de janeiro, Hugo Rosa e Herman José e no último dia, 4 de janeiro, Eduardo Madeira convida as "Just Girls", Mariana Sim-Sim, Soraia Carrega, Vanny Guerra, Maria Lázaro, Beatriz Peixoto e Joana Machado para fechar o programa.
Os bilhetes já estão à venda em www.blueticket.pt, lojas FNAC, WORTEN, MEDIA MARKT, EL CORTE INGLÉS e no local, nos dias de espetáculo, a partir das 15h00. Bilhete + 6 anos - 10€ | Bilhete família dia (4 pessoas) - 35€| Bilhete individual 4 dias - 35€| Bilhete estudante e + 65 anos- 9€.
Mais informações em: solriralbufeira@gmail.com e no facebook em:
https://www.facebook.com/SolrirFestivaldeHumor
O SOLRIR é uma iniciativa da Press Happiness em colaboração com o Município de Albufeira, conta com o patrocínio da Caixa Agrícola e Nau Hotels & Resorts e o apoio do Turismo do Algarve, Apal e Adega do Cantor.
Cartaz de luxo celebra 10 anos do SOLRIR no início do próximo ano - 1 a 4 de janeiro - em Albufeira. Aldo Lima, Diogo Faro, Herman José, Nilton, Pedro Sousa, Pedro Durão, Miguel Neves, Joel Rodrigues, Hugo Rosa e Eduardo Madeira são os humoristas confirmados para o cartaz comemorativo dos 10 anos do SOLRIR - Festival de Humor.
O humorista Eduardo Madeira convida "Just Girls", Mariana Sim- Sim, Soraia Carrega, Vanny Guerra, Maria Lázaro, Beatriz Peixoto e Joana Machado para um espetáculo de stand-up no feminino, que promete ser muito especial e inusitado.
Considerado o maior festival de humor do País, o SOLRIR realiza-se desde 2006 e já contou com a participação de mais de 200 humoristas nacionais e internacionais. O evento destaca-se por proporcionar um autêntico menu de humor nos primeiros dias de cada ano. Recorde-se que só na última edição passaram pelo palco do SOLRIR mais de 6 mil espetadores.
Os espetáculos estão marcados para começar todos os dias às 21h30. No primeiro dia do ano, 1 de janeiro, sobem ao palco Pedro Sousa, Pedro Durão, Diogo Faro e Aldo Lima, no dia 2 de janeiro, Miguel Neves, Joel Rodrigues e Nilton, dia 3 de janeiro, Hugo Rosa e Herman José e no último dia, 4 de janeiro, Eduardo Madeira convida as "Just Girls", Mariana Sim-Sim, Soraia Carrega, Vanny Guerra, Maria Lázaro, Beatriz Peixoto e Joana Machado para fechar o programa.
Os bilhetes já estão à venda em www.blueticket.pt, lojas FNAC, WORTEN, MEDIA MARKT, EL CORTE INGLÉS e no local, nos dias de espetáculo, a partir das 15h00. Bilhete + 6 anos - 10€ | Bilhete família dia (4 pessoas) - 35€| Bilhete individual 4 dias - 35€| Bilhete estudante e + 65 anos- 9€.
Mais informações em: solriralbufeira@gmail.com e no facebook em:
https://www.facebook.com/SolrirFestivaldeHumor
O SOLRIR é uma iniciativa da Press Happiness em colaboração com o Município de Albufeira, conta com o patrocínio da Caixa Agrícola e Nau Hotels & Resorts e o apoio do Turismo do Algarve, Apal e Adega do Cantor.
domingo, 20 de dezembro de 2015
Monchique - FESTIVAL DO MEDRONHO - Até dia 22 dezembro 2015.
MONCHIQUE ORGANIZA FESTIVAL DO MEDRONHO.
Os aromas, cores e texturas, mas sobretudo as potencialidades do Medronho, vão atrair ao concelho de Monchique todos os apreciadores deste que é também conhecido como o “ouro líquido da serra”, no maior festival dedicado a este fruto realizado em Portugal.
Promovido pela Câmara Municipal de Monchique, em parceria com a Associação de Produtores de Aguardente de Medronho (APAGARBE), a Confraria do Medronho e com a colaboração de várias entidades, o Festival do Medronho de Monchique vai decorrer entre os dias 20 e 22 deste mês, no Heliporto Municipal, num espaço concebido propositadamente para este evento.
“Este certame surge num momento muito importante da afirmação do Medronho de Monchique e por isso, reunimos a nata dos especialistas e estudiosos deste assunto, assim como os produtores e demais interessados na sua produção e comercialização, mostrando que Monchique é, indiscutivelmente, o local onde se produz a melhor aguardente de medronho do mundo e por isso a Câmara Municipal tem apostado na criação de condições para que o mesmo seja também e cada vez mais um fator de desenvolvimento económico do concelho”, afirma Rui André, Presidente da Câmara Municipal.
Apesar de já se terem realizado duas edições do Festival do Medronho, o mesmo decorria em simultâneo com a tradicional Feira do Presunto, assumindo este ano, a autonomia e identidade de um evento somente dedicado única e exclusivamente a este produto e em moldes completamente diferentes do habitual. Não será uma simples feira, mas sim um evento que reúne ideias, projetos e histórias à volta do medronho e que se espera, possam deliciar todos aqueles que decidam subir à serra neste fim-de-semana.
Os aromas, cores e texturas, mas sobretudo as potencialidades do Medronho, vão atrair ao concelho de Monchique todos os apreciadores deste que é também conhecido como o “ouro líquido da serra”, no maior festival dedicado a este fruto realizado em Portugal.
Promovido pela Câmara Municipal de Monchique, em parceria com a Associação de Produtores de Aguardente de Medronho (APAGARBE), a Confraria do Medronho e com a colaboração de várias entidades, o Festival do Medronho de Monchique vai decorrer entre os dias 20 e 22 deste mês, no Heliporto Municipal, num espaço concebido propositadamente para este evento.
“Este certame surge num momento muito importante da afirmação do Medronho de Monchique e por isso, reunimos a nata dos especialistas e estudiosos deste assunto, assim como os produtores e demais interessados na sua produção e comercialização, mostrando que Monchique é, indiscutivelmente, o local onde se produz a melhor aguardente de medronho do mundo e por isso a Câmara Municipal tem apostado na criação de condições para que o mesmo seja também e cada vez mais um fator de desenvolvimento económico do concelho”, afirma Rui André, Presidente da Câmara Municipal.
Apesar de já se terem realizado duas edições do Festival do Medronho, o mesmo decorria em simultâneo com a tradicional Feira do Presunto, assumindo este ano, a autonomia e identidade de um evento somente dedicado única e exclusivamente a este produto e em moldes completamente diferentes do habitual. Não será uma simples feira, mas sim um evento que reúne ideias, projetos e histórias à volta do medronho e que se espera, possam deliciar todos aqueles que decidam subir à serra neste fim-de-semana.
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Aljezur - FESTIVAL DA BATATA-DOCE - De 27 a 29 novembro 2015.
Este evento celebra a melhor batata-doce do mundo, produto de características únicas com indicação geográfica protegida ”variedade Lyra”, genuinidade que lhe é conferida pelo trabalho árduo de todos os produtores, homens e mulheres que constituem a Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur.
O certame visa igualmente honrar todos os que se dedicam a esta atividade agrícola bem como todo o sector agroalimentar a ela ligado, como forma de incentivo e reconhecimento do seu trabalho.
Poderá encontrar vários restaurantes e tasquinhas onde serão servidas as receitas mais típicas e as novas propostas culinárias, sempre conjugadas com esta batata-doce de sabor único e impar.
As Doceiras de Aljezur trarão até este festival as mais requintadas tentações de bolos, pasteis, tortas e outras formas de saciar os apetites dos mais gulosos e dos mais curiosos em perceber como são únicas estas tentações feitas de forma sábia e tradicional, pelas nossas “embaixadoras” da doçaria local.
Resultado de uma parceria estabelecida há vários anos entre o Município de Aljezur e a Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur com o principal intuito de valorizar a produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido ao solo e ao clima que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma, o festival regista ano após ano maior afluência de visitantes, facto que nos orgulha e distingue enquanto Aljezurenses.

O certame visa igualmente honrar todos os que se dedicam a esta atividade agrícola bem como todo o sector agroalimentar a ela ligado, como forma de incentivo e reconhecimento do seu trabalho.
Poderá encontrar vários restaurantes e tasquinhas onde serão servidas as receitas mais típicas e as novas propostas culinárias, sempre conjugadas com esta batata-doce de sabor único e impar.
As Doceiras de Aljezur trarão até este festival as mais requintadas tentações de bolos, pasteis, tortas e outras formas de saciar os apetites dos mais gulosos e dos mais curiosos em perceber como são únicas estas tentações feitas de forma sábia e tradicional, pelas nossas “embaixadoras” da doçaria local.
Resultado de uma parceria estabelecida há vários anos entre o Município de Aljezur e a Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur com o principal intuito de valorizar a produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido ao solo e ao clima que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma, o festival regista ano após ano maior afluência de visitantes, facto que nos orgulha e distingue enquanto Aljezurenses.

domingo, 15 de novembro de 2015
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Alcoutim - FESTIVAL GASTRONÓMICO DO CONCELHO - Até 8 dezembro 2015.
“Sabores da Serra ao Rio” é o nome do Festival Gastronómico de Alcoutim, a decorrer de 7 de novembro a 8 de dezembro, nos melhores restaurantes do concelho, que nesta quarta edição é dedicado aos sabores de outono.
Esta iniciativa do Município de Alcoutim tem como objetivo divulgar, promover e valorizar a gastronomia do concelho.
A apresentação oficial da iniciativa está marcada para o dia 7 de novembro, pelas 20h00, no Pavilhão Desportivo Municipal, em Martim Longo, inserida na programação da VIII Feira da Perdiz, e contará com uma demonstração gastronómica a cargo do Chefe Nuno Diniz, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
Nas ementas dos restaurantes aderentes constam diversos pratos típicos da gastronomia da região nesta época do ano, com destaque para os pratos à base de caça e de porco preto, o ensopado de borrego, as sopas de tomate, as migas com carne de alguidar, o cozido de grão, entre muitas outras iguarias.
Restaurantes aderentes ao Festival “Sabores da Serra ao Rio”:
Restaurante “O Camané” - Alcoutim
GPS 37º28’16’’N / 7º28’21’’ O
Telefone: (+351) 964 108 585
Restaurante “ O Soeiro” – Alcoutim
GPS 37º28’18’’N / 7º28’16’’ O
Telefon : (+351) 281 546 241/ (+351) 968 020 066
Restaurante “O Rio” – Alcoutim
GPS 37º 28’16’’N / 7º 28’21’’ O
Telefone: (+351) 281 546 206
Restaurante “ A Taberna do Ramos” – Quatro Estradas (Balurcos), Alcoutim
GPS 37º26’13.3’ N/ 7º30’31.7’’O
Telefone: (+351) 281 547 139 / (+351) 962 803 673
Casa de Pasto “Cantarinha do Guadiana” – Laranjeiras
GPS 37º24’10.4’’N / 7º27’28.6’’ O
Telefone: (+351) 281 547 196
Café Central - Pereiro
GPS 37º26’45’’ N / 7º35’45’’O
Telefone: (+351) 281 547 266
Restaurante “ O Poço Novo” - Giões
GPS 37º28’19’’N / 7º41’40’’ O
Telefone : (+351) 281 498 207
Restaurante “ Monte Branco” – Martim Longo
GPS 37º26’30’’N / 7º45’42’’ O
Telefone: (+351) 281 498 295
Café Restaurante “ Pôr do Sol” – Martim Longo
GPS 37º26’29’’ N / 7º 46’ 18’’ O
Telefone: (+351) 966 967 300
Restaurante Chada da Aroeira – Martim Longo
GPS 37°26'29.2"N 7°45'31.4"W
Telefone: (+351) 917 568 923
Café Restaurante “ Figo Verde” – Pessegueiro, Martim Longo
GPS 37º25’52.8’’ N / 7º50’46’’O
Telefone: (+351) 281 498 036 / (+ 351) 938 970 202
Restaurante “ O Chaparral” – Barrada, Martim Longo
GPS 37º25’28’’N / 7º47’35.3’’ O
Telefone: (+351) 964 427 564
Casa de Pasto Rodrigues – Vaqueiros
GPS 37º17’50.7’’N / 7º38’31’’ O
Telefone: (+351) 281 495 239/ (+351) 933 574 091

Esta iniciativa do Município de Alcoutim tem como objetivo divulgar, promover e valorizar a gastronomia do concelho.
A apresentação oficial da iniciativa está marcada para o dia 7 de novembro, pelas 20h00, no Pavilhão Desportivo Municipal, em Martim Longo, inserida na programação da VIII Feira da Perdiz, e contará com uma demonstração gastronómica a cargo do Chefe Nuno Diniz, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
Nas ementas dos restaurantes aderentes constam diversos pratos típicos da gastronomia da região nesta época do ano, com destaque para os pratos à base de caça e de porco preto, o ensopado de borrego, as sopas de tomate, as migas com carne de alguidar, o cozido de grão, entre muitas outras iguarias.
Restaurantes aderentes ao Festival “Sabores da Serra ao Rio”:
Restaurante “O Camané” - Alcoutim
GPS 37º28’16’’N / 7º28’21’’ O
Telefone: (+351) 964 108 585
Restaurante “ O Soeiro” – Alcoutim
GPS 37º28’18’’N / 7º28’16’’ O
Telefon : (+351) 281 546 241/ (+351) 968 020 066
Restaurante “O Rio” – Alcoutim
GPS 37º 28’16’’N / 7º 28’21’’ O
Telefone: (+351) 281 546 206
Restaurante “ A Taberna do Ramos” – Quatro Estradas (Balurcos), Alcoutim
GPS 37º26’13.3’ N/ 7º30’31.7’’O
Telefone: (+351) 281 547 139 / (+351) 962 803 673
Casa de Pasto “Cantarinha do Guadiana” – Laranjeiras
GPS 37º24’10.4’’N / 7º27’28.6’’ O
Telefone: (+351) 281 547 196
Café Central - Pereiro
GPS 37º26’45’’ N / 7º35’45’’O
Telefone: (+351) 281 547 266
Restaurante “ O Poço Novo” - Giões
GPS 37º28’19’’N / 7º41’40’’ O
Telefone : (+351) 281 498 207
Restaurante “ Monte Branco” – Martim Longo
GPS 37º26’30’’N / 7º45’42’’ O
Telefone: (+351) 281 498 295
Café Restaurante “ Pôr do Sol” – Martim Longo
GPS 37º26’29’’ N / 7º 46’ 18’’ O
Telefone: (+351) 966 967 300
Restaurante Chada da Aroeira – Martim Longo
GPS 37°26'29.2"N 7°45'31.4"W
Telefone: (+351) 917 568 923
Café Restaurante “ Figo Verde” – Pessegueiro, Martim Longo
GPS 37º25’52.8’’ N / 7º50’46’’O
Telefone: (+351) 281 498 036 / (+ 351) 938 970 202
Restaurante “ O Chaparral” – Barrada, Martim Longo
GPS 37º25’28’’N / 7º47’35.3’’ O
Telefone: (+351) 964 427 564
Casa de Pasto Rodrigues – Vaqueiros
GPS 37º17’50.7’’N / 7º38’31’’ O
Telefone: (+351) 281 495 239/ (+351) 933 574 091

quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Faro - VIII Festival do Orgão - Até 28 novembro 2015.
De 7 a 28 de Novembro Faro recebe a VIII Festival do Orgão.
O Festival de Órgão de Faro é um evento que, desde 2007, se tem afirmado como evento âncora na cidade de Faro e vindo a ampliar a sua abrangência, conquistando público nacional e também estrangeiro. Único na região do Algarve, oferece a possibilidade de fruição de dois órgãos históricos da cidade de Faro, um deles de referência além-fronteiras.
O programa para o evento de 2015 (sujeito a confirmação) é:
07 NOV | Igreja da Sé | 21h30 – João Vaz
14 NOV | Igreja da Sé | 21h30 – Marco Brescia (organista brasileiro)
21 NOV | Igreja do Carmo | 21h30 – Rute Martins
28 NOV | Igreja do Carmo | 21h30 – Diogo Pombo, Órgão e Nuno Miguel Silva, Saxofone
Em 2015 celebram-se os 300 anos do início da construção do grande Órgão da Sé. Por este motivo, o Festival de Órgão pretende este ano produzir um conjunto de atividades extra-concertos (exposição fotográfica, palestras e ateliers práticos sobre os órgãos da cidade de Faro, o I Workshop de Órgão dirigido a estudantes de tecla e um intercâmbio com o Brasil), bem como a edição de uma brochura bilingue com CD de encarte com 3 músicas alusiva ao património histórico-musical que é o Grande Órgão da Sé.
O Festival de Órgão de Faro é um evento que, desde 2007, se tem afirmado como evento âncora na cidade de Faro e vindo a ampliar a sua abrangência, conquistando público nacional e também estrangeiro. Único na região do Algarve, oferece a possibilidade de fruição de dois órgãos históricos da cidade de Faro, um deles de referência além-fronteiras.
O programa para o evento de 2015 (sujeito a confirmação) é:
07 NOV | Igreja da Sé | 21h30 – João Vaz
14 NOV | Igreja da Sé | 21h30 – Marco Brescia (organista brasileiro)
21 NOV | Igreja do Carmo | 21h30 – Rute Martins
28 NOV | Igreja do Carmo | 21h30 – Diogo Pombo, Órgão e Nuno Miguel Silva, Saxofone
Em 2015 celebram-se os 300 anos do início da construção do grande Órgão da Sé. Por este motivo, o Festival de Órgão pretende este ano produzir um conjunto de atividades extra-concertos (exposição fotográfica, palestras e ateliers práticos sobre os órgãos da cidade de Faro, o I Workshop de Órgão dirigido a estudantes de tecla e um intercâmbio com o Brasil), bem como a edição de uma brochura bilingue com CD de encarte com 3 músicas alusiva ao património histórico-musical que é o Grande Órgão da Sé.
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Lagoa - II FESTIVAL DE DANÇA " LEVANTARTE " - Amanhã 7 de novembro 2015.
O LEVANTARTE é um Festival de Dança não competitivo, multidisciplinar, organizado pela Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa (Algarve) em parceria com o Município de Lagoa (Algarve), que contou com a sua primeira edição, no dia 13 de Abril de 2013, no Auditório Municipal de Lagoa, com a realização de um espectáculo em formato de "mostra de dança".
O nome do festival foi escolhido, jogando com vários sentidos e significados, tais como "Levantar a Arte", "Levantar-te", ou ainda, "Arte do Levante", este último habitualmente associado ao desassossego, ou ao trabalho da associação Ideias do Levante.
O festival tem como principais objectivos: (a) contribuir para diversidade da oferta cultural do Concelho de Lagoa; (b) promover o reconhecimento da importância da diversidade cultural; (c) gerar momentos de encontro entre artistas, organizações, e público; (d) e, oferecer às escolas, associações, grupos, e/ou singulares que desenvolvam actividade na área da dança, no Concelho de Lagoa (Algarve), uma oportunidade para promoverem o seu trabalho (e ver o seu trabalho reconhecido).
O nome do festival foi escolhido, jogando com vários sentidos e significados, tais como "Levantar a Arte", "Levantar-te", ou ainda, "Arte do Levante", este último habitualmente associado ao desassossego, ou ao trabalho da associação Ideias do Levante.
O festival tem como principais objectivos: (a) contribuir para diversidade da oferta cultural do Concelho de Lagoa; (b) promover o reconhecimento da importância da diversidade cultural; (c) gerar momentos de encontro entre artistas, organizações, e público; (d) e, oferecer às escolas, associações, grupos, e/ou singulares que desenvolvam actividade na área da dança, no Concelho de Lagoa (Algarve), uma oportunidade para promoverem o seu trabalho (e ver o seu trabalho reconhecido).
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Alvor - 7º FESTIVAL ACÚSTICO ALVOR FM - Dia 07 novembro 2015.
O Festival Acústico Alvor FM é um dos eventos obrigatórios da cidade de Portimão e este ano regressa para dar a conhecer ao público novos talentos da música nacional. Nomes como Zop, Mopho, Off The Lip, Five to One (tributo aos Doors), Eduardo Viegas e Francisco Monteiro e convidados fazem parte do cartaz deste ano.
QUANDO
2015-11.07
ONDE
Teatro Municipal de Portimão
BILHETE
Entrada gratuita, mediante
levantamento prévio dos bilhetes
HORAS
21h30
WEBSITE
domingo, 1 de novembro de 2015
Lagoa - FESTIVAL DE DANÇA DE LAGOA "LEVANTARTE" - Dia 7 de Novembro de 2015.
FESTIVAL DE DANÇA DE LAGOA | "LEVANTARTE"
A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa (Algarve), em parceria com o Município de Lagoa, irá organizar a 7 de Novembro de 2015, no Auditório Municipal de Lagoa, pelas 21h00, a segunda edição do LEVANTARTE - Festival de Dança de Lagoa, através de um espectáculo não competitivo, multidisciplinar, em formato de "mostra de dança", que contará com os seguintes participantes: Akhawat Al Raks, Centro Artístico Burlesque, STARS Dance School, Zhar Louz, entre outros convidados “surpresa”. Através da apresentação do trabalho das entidades participantes, o público poderá apreciar vários estilos de dança, tais como: Dança Oriental, Ballet, Jazz, e Street Dance.
Para mais informações, consulte a página:
https://www.facebook.com/levantarte.info
A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa (Algarve), em parceria com o Município de Lagoa, irá organizar a 7 de Novembro de 2015, no Auditório Municipal de Lagoa, pelas 21h00, a segunda edição do LEVANTARTE - Festival de Dança de Lagoa, através de um espectáculo não competitivo, multidisciplinar, em formato de "mostra de dança", que contará com os seguintes participantes: Akhawat Al Raks, Centro Artístico Burlesque, STARS Dance School, Zhar Louz, entre outros convidados “surpresa”. Através da apresentação do trabalho das entidades participantes, o público poderá apreciar vários estilos de dança, tais como: Dança Oriental, Ballet, Jazz, e Street Dance.
Para mais informações, consulte a página:
https://www.facebook.com/levantarte.info
terça-feira, 27 de outubro de 2015
sábado, 17 de outubro de 2015
Alcoutim - GUADIANA INTERNATIONAL MUSIC FESTIVAL - Dias 23, 24 e 25 de outubro 2015.
GUADIANA INTERNATIONAL MUSIC FESTIVAL.
Dias 23, 24 e 25 de outubro 2015.
Local: Cais de Alcoutim
Organização: Comunidade Estrangeira de Alcoutim, Município de Alcoutim e União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro
Entrada Gratuita.
Dias 23, 24 e 25 de outubro 2015.
Local: Cais de Alcoutim
Organização: Comunidade Estrangeira de Alcoutim, Município de Alcoutim e União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro
Entrada Gratuita.
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
Loulé - 2º EUROFESTIVAL DA CANÇANITA LOULETANA - 18 outubro 2015
Não percam mais uma oportunidade para ver o
2º € Festival Cançanita Louletana
Dia 18 de Outubro 2015 em Vale Judeu - Loulé
2º € Festival Cançanita Louletana
Dia 18 de Outubro 2015 em Vale Judeu - Loulé
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
Mexilhoeira Grande - 13.ª edição do Festival do Berbigão - Dia 12 e 13 de setembro 2015.
A 13.ª edição do Festival do Berbigão, decorre no fim de semana de 12 e 13 de setembro no Polidesportivo da Figueira e promete levar milhares de pessoas a esta localidade da freguesia da Mexilhoeira Grande em Portimão.
Este festival gastronómico aposta em pratos como massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de berbigão, rissóis de berbigão ou berbigão ao natural, todos confecionados no local. A doçaria e a pastelaria local estão igualmente ao dispor, bem como outros comes e bebes, tudo a preços muito apelativos.
O recinto do festival tem capacidade para cerca de 400 lugares sentados e irão ser preparadas cerca de duas toneladas de berbigão para fazer as delícias a mais de quatro mil pessoas que procuram um dos pratos mais genuínos e saborosos da gastronomia regional. Este bivalve saboroso tradicionalmente confecionado de uma forma simples surge neste certame sob as mais diversas formas, sempre tendo como base um pouco de azeite, um ramo de salsa ou coentros e um dente de alho.
A música local garantirá o entretenimento para que toda a gente possa dançar, e no primeiro dia inclui as atuações do Duo Musical Ritmo Jovem e do espetáculo Tiago Neto e Paulo Fragoso, enquanto no dia seguinte, após a atuação de João Paulo Cavaco, a música tradicional ficará a cargo do Grupo de Cantares Brasa Doirada com uma atuação de Cante Alentejano que promete encantar o público.
Este festival de dois dias oferece a oportunidade para experienciar uma verdadeira festa típica, enriquecida pela comunidade e visitantes e pela gastronomia tradicional algarvia.
A Figueira organiza há 13 anos consecutivos o Festival do Berbigão, em honra ao lugar especial que este molusco tem no seu coração, pois a apanha do berbigão na Ria de Alvor data bem para lá da antiguidade, tendo este negócio sustentado muitas famílias locais em tempos idos.
O certame vai decorrer entre as 19h00 e a 01h00 e a entrada continua a custar 3 euros, com direito a um pires de berbigão, numa organização da Sociedade Recreativa Figueirense, com os apoios da Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















