Mostrar mensagens com a etiqueta Concelho de Aljezur. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concelho de Aljezur. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 28 de abril de 2016
quarta-feira, 27 de abril de 2016
sábado, 23 de abril de 2016
quinta-feira, 31 de março de 2016
quarta-feira, 23 de março de 2016
Odeceixe - FEIRA DO FOLAR E DA DOÇARIA - De 25 a 27 março 2016
Odeceixe será mais uma vez o sitio a visitar para aqueles que gostam da genuína doçaria da Costa Vicentina.
Durante três dias (25, 26 e 27 de Março), serão revelados algumas “maravilhas” da doçaria local e o afamado Folar de Odeceixe, que tão sabiamente será executado por doceiras locais. A gastronomia estará presente para os mais “petisqueiros”, bem como uma vasta mostra de artesanato e produtos locais.
Odeceixe Terra da “Maravilha”, aquela que foi considerada a mais Bela Praia de Portugal na categoria de falésias, estará pronta a bem receber como sempre, aqueles que nos visitarem!
O recinto abrirá portas a partir das 14h00 de sexta-feira e nos restantes dias a partir das 11h00. O fecho acontece pelas 24h00 mas para aqueles que quiserem prolongar a festa, o espaço restauração e bebidas, manter-se-á aberto com animação até às 02h00. A animação no decorrer do evento será uma constante e não foram esquecidos os mais pequenos.
Está tudo a postos para mais um fantástico fim de semana em Odeceixe, onde nem o Desporto foi esquecido com mais uma edição da Rota do Folar em BTT que irá acontecer no Domingo de manhã e dará a conhecer as excelentes condições para a pártica desta modalidade em trilhos únicos por paisagens deslumbrantes.
Durante três dias (25, 26 e 27 de Março), serão revelados algumas “maravilhas” da doçaria local e o afamado Folar de Odeceixe, que tão sabiamente será executado por doceiras locais. A gastronomia estará presente para os mais “petisqueiros”, bem como uma vasta mostra de artesanato e produtos locais.
Odeceixe Terra da “Maravilha”, aquela que foi considerada a mais Bela Praia de Portugal na categoria de falésias, estará pronta a bem receber como sempre, aqueles que nos visitarem!
O recinto abrirá portas a partir das 14h00 de sexta-feira e nos restantes dias a partir das 11h00. O fecho acontece pelas 24h00 mas para aqueles que quiserem prolongar a festa, o espaço restauração e bebidas, manter-se-á aberto com animação até às 02h00. A animação no decorrer do evento será uma constante e não foram esquecidos os mais pequenos.
Está tudo a postos para mais um fantástico fim de semana em Odeceixe, onde nem o Desporto foi esquecido com mais uma edição da Rota do Folar em BTT que irá acontecer no Domingo de manhã e dará a conhecer as excelentes condições para a pártica desta modalidade em trilhos únicos por paisagens deslumbrantes.
quinta-feira, 10 de março de 2016
Aljezur - Exposição “Artistas Unidos Contra a Fome!” - Até dia 22 março 2016.
A arte e a cultura são importantes instrumentos de sensibilização e educação para o desenvolvimento e cidadania, encerrando em si uma capacidade mobilizadora e transformadora ímpar.
O Direito Humano à Alimentação Adequada é um direito humano fundamental e a sua garantia é imprescindível para o combate à pobreza.
No entanto, esta ainda não é uma realidade para muitos milhões de pessoas no mundo e, particularmente, para cerca de 22 milhões de pessoas no espaço da nossa Comunidade.
A Campanha “Juntos Contra a Fome!” é uma iniciativa da comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), à qual se associa a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), com o objetivo central de angariação de fundos para a viabilização de iniciativas que contribuam para a erradicação da fome nos Estados membros da CPLP, reforçando a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP).
A constituição do acervo de peças de arte dedicado à Campanha “Juntos Contra a Fome!” pretende viabilizar a realização de diversas atividades de índole cultural que permitam contribuir para a crescente mobilização de vontades e visibilidade da Campanha, gerando recursos que contribuam para a implementação de projetos de pequena dimensão, para a promoção da segurança alimentar e nutricional nos Estados membros da CPLP.
A Exposição “Artistas Unidos Contra a Fome!” vem, reforçar o papel que a Cultura assume no ativo reforço da construção da identidade coletiva, transmissão de conhecimento e saber que, para além de desempenhar um importante papel na criação de riqueza e na dinamização de atividades económicas, ajuda também a reforçar a consagração de direitos humanos básicos.
Com os recursos angariados pela Campanha, estão a ser desenvolvidas atividades que pretendem promover o investimento na agricultura familiar sustentável e a proteção social das pessoas afetadas pela fome nos Estados membros da Comunidade.
Até ao momento foram já financiadas as seguintes iniciativas:
“Projecto de promoção do desenvolvimento da agropecuária familiar sustentável no vale da Ribeira de Vinha”, a promover pela Associação dos Amigos da Natureza, em S. Vicente, Cabo Verde;
“Mulheres pequenas agricultoras das bolanhas a caminho de redução da insegurança alimentar e de melhoria nutricional nas tabancas, a promover pela AD - Acção para o Desenvolvimento, na Região de Cacheu, Guiné-Bissau.
A exposição é constituída pelo acervo de peças de arte doado por diferentes artistas plásticos dos Estados membros da CPLP, com o objetivo de mobilizar recursos que contribuam para a implementação dos projetos da Campanha.
Saiba mais em:
juntoscontraafome.cplp.org
facebook.com/juntoscontraafome
O Direito Humano à Alimentação Adequada é um direito humano fundamental e a sua garantia é imprescindível para o combate à pobreza.
No entanto, esta ainda não é uma realidade para muitos milhões de pessoas no mundo e, particularmente, para cerca de 22 milhões de pessoas no espaço da nossa Comunidade.
A Campanha “Juntos Contra a Fome!” é uma iniciativa da comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), à qual se associa a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), com o objetivo central de angariação de fundos para a viabilização de iniciativas que contribuam para a erradicação da fome nos Estados membros da CPLP, reforçando a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP).
A constituição do acervo de peças de arte dedicado à Campanha “Juntos Contra a Fome!” pretende viabilizar a realização de diversas atividades de índole cultural que permitam contribuir para a crescente mobilização de vontades e visibilidade da Campanha, gerando recursos que contribuam para a implementação de projetos de pequena dimensão, para a promoção da segurança alimentar e nutricional nos Estados membros da CPLP.
A Exposição “Artistas Unidos Contra a Fome!” vem, reforçar o papel que a Cultura assume no ativo reforço da construção da identidade coletiva, transmissão de conhecimento e saber que, para além de desempenhar um importante papel na criação de riqueza e na dinamização de atividades económicas, ajuda também a reforçar a consagração de direitos humanos básicos.
Com os recursos angariados pela Campanha, estão a ser desenvolvidas atividades que pretendem promover o investimento na agricultura familiar sustentável e a proteção social das pessoas afetadas pela fome nos Estados membros da Comunidade.
Até ao momento foram já financiadas as seguintes iniciativas:
“Projecto de promoção do desenvolvimento da agropecuária familiar sustentável no vale da Ribeira de Vinha”, a promover pela Associação dos Amigos da Natureza, em S. Vicente, Cabo Verde;
“Mulheres pequenas agricultoras das bolanhas a caminho de redução da insegurança alimentar e de melhoria nutricional nas tabancas, a promover pela AD - Acção para o Desenvolvimento, na Região de Cacheu, Guiné-Bissau.
A exposição é constituída pelo acervo de peças de arte doado por diferentes artistas plásticos dos Estados membros da CPLP, com o objetivo de mobilizar recursos que contribuam para a implementação dos projetos da Campanha.
Saiba mais em:
juntoscontraafome.cplp.org
facebook.com/juntoscontraafome
quarta-feira, 9 de março de 2016
terça-feira, 8 de março de 2016
Aljezur - Campanha de esterilização de cães e gatos - Até 31 março 2016.
Com o apoio da Câmara Municipal de Aljezur, a Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur, levará a efeito de 4 de Março a 31 de Maio, uma campanha de esterilização de cães e gatos com o intuito de ajudar a controlar o excesso de população de animais que não encontram adotantes sérios e responsáveis. Para o feito a autarquia atribuiu à Associação um apoio de 1 500€.
E não esqueça, denuncie sempre maus tratos a animais!
Mais informações em www.aeza.org e www.cm-aljezur.pt.
E não esqueça, denuncie sempre maus tratos a animais!
Mais informações em www.aeza.org e www.cm-aljezur.pt.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
domingo, 3 de janeiro de 2016
Aljezur - AGROBIO - Seminário sobre a agricultura biológica - Dia 8 de Janeiro 2016.
A Associação Portuguesa de Agricultura Biológica vai estar em Aljezur, no dia 8 de Janeiro, entre as 18:00 e as 20:30, nos Paços do Concelho, na Sala de Sessões, para um Seminário sobre agricultura biológica intitulado «Cultivar uma PAC mais verde».
Aljezur vai receber a AGROBIO nos Paços do Concelho, na próxima sexta- feira dia 8 de Janeiro, para um Seminário que tem como tema central a agricultura biológica, «Cultivar uma PAC mais Verde». O encontro visa promover a Agricultura Biológica sensibilizando os participantes para os aspetos relativos à sua produção e consumo.
Na abertura do seminário estarão José Amarelinho, Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Fernando Severino, diretor regional da DRAP Algarve e Jaime Ferreira, Presidente da direção da Agrobio. Na segunda parte do seminário António Lopes da Agrobio falará sobre a alimentação, produção e comercialização da Agricultura Biológica assim como da formação existente, enquanto que Jaime Ferreira trará à mesa a nova Política Agrícola Comum. Como habitual nas ações do «Cultivar uma PAC mais Verde» no final haverá espaço para o público ficar a conhecer a Bolsa Nacional de Terras com Nuno Russo, coordenador nacional desta medida.
A entrada é gratuita, mas a participação no seminário está sujeita a inscrição. A inscrição pode ser feita num formulário digital aqui. Para informações gerais o número de contacto é o 213 641 354
Aljezur vai receber a AGROBIO nos Paços do Concelho, na próxima sexta- feira dia 8 de Janeiro, para um Seminário que tem como tema central a agricultura biológica, «Cultivar uma PAC mais Verde». O encontro visa promover a Agricultura Biológica sensibilizando os participantes para os aspetos relativos à sua produção e consumo.
Na abertura do seminário estarão José Amarelinho, Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Fernando Severino, diretor regional da DRAP Algarve e Jaime Ferreira, Presidente da direção da Agrobio. Na segunda parte do seminário António Lopes da Agrobio falará sobre a alimentação, produção e comercialização da Agricultura Biológica assim como da formação existente, enquanto que Jaime Ferreira trará à mesa a nova Política Agrícola Comum. Como habitual nas ações do «Cultivar uma PAC mais Verde» no final haverá espaço para o público ficar a conhecer a Bolsa Nacional de Terras com Nuno Russo, coordenador nacional desta medida.
A entrada é gratuita, mas a participação no seminário está sujeita a inscrição. A inscrição pode ser feita num formulário digital aqui. Para informações gerais o número de contacto é o 213 641 354
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Aljezur - FESTIVAL DA BATATA-DOCE - De 27 a 29 novembro 2015.
Este evento celebra a melhor batata-doce do mundo, produto de características únicas com indicação geográfica protegida ”variedade Lyra”, genuinidade que lhe é conferida pelo trabalho árduo de todos os produtores, homens e mulheres que constituem a Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur.
O certame visa igualmente honrar todos os que se dedicam a esta atividade agrícola bem como todo o sector agroalimentar a ela ligado, como forma de incentivo e reconhecimento do seu trabalho.
Poderá encontrar vários restaurantes e tasquinhas onde serão servidas as receitas mais típicas e as novas propostas culinárias, sempre conjugadas com esta batata-doce de sabor único e impar.
As Doceiras de Aljezur trarão até este festival as mais requintadas tentações de bolos, pasteis, tortas e outras formas de saciar os apetites dos mais gulosos e dos mais curiosos em perceber como são únicas estas tentações feitas de forma sábia e tradicional, pelas nossas “embaixadoras” da doçaria local.
Resultado de uma parceria estabelecida há vários anos entre o Município de Aljezur e a Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur com o principal intuito de valorizar a produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido ao solo e ao clima que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma, o festival regista ano após ano maior afluência de visitantes, facto que nos orgulha e distingue enquanto Aljezurenses.

O certame visa igualmente honrar todos os que se dedicam a esta atividade agrícola bem como todo o sector agroalimentar a ela ligado, como forma de incentivo e reconhecimento do seu trabalho.
Poderá encontrar vários restaurantes e tasquinhas onde serão servidas as receitas mais típicas e as novas propostas culinárias, sempre conjugadas com esta batata-doce de sabor único e impar.
As Doceiras de Aljezur trarão até este festival as mais requintadas tentações de bolos, pasteis, tortas e outras formas de saciar os apetites dos mais gulosos e dos mais curiosos em perceber como são únicas estas tentações feitas de forma sábia e tradicional, pelas nossas “embaixadoras” da doçaria local.
Resultado de uma parceria estabelecida há vários anos entre o Município de Aljezur e a Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur com o principal intuito de valorizar a produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido ao solo e ao clima que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma, o festival regista ano após ano maior afluência de visitantes, facto que nos orgulha e distingue enquanto Aljezurenses.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Aljezur - PROGRAMA ENTRELAÇAR PARA IDOSOS - Mês de outubro 2015.
PROGRAMA ENTRELAÇAR.
Promover e manter um envelhecimento ativo e saudável, minimizar o isolamento social, a desmotivação, a perda de competências cognitivas e a depressão do idoso, através de atividades lúdicas, culturais e artísticas de caracter regular e continuado é o grande objetivo desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Aljezur em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho e a Tertúlia, Associação Sócio Cultural de Aljezur.
De Outubro 2015 a Julho de 2016 proporcionaremos múltiplas atividades como passeios, ateliers lúdicos, troca de artes, saberes e sabores, tertúlias, iniciação à informática, entre outras.
As primeiras sessões ocorrem já dia 6,7,8,9,12,14 e 15 de Outubro, sempre com inicio às 15h., em Carrapateira (Clube “Os Amigos da Carrapateira”), Aljezur (Junta de Freguesia), Alfambras (Antiga Escola Primária), Rogil (Clube de Instrução e Recreio), Maria Vinagre (Antiga Escola Primária), Odeceixe (Junta de Freguesia) e Serominheiro (Centro Social, Cultural e Recreativo), respetivamente.
Conviver, sair, conversar, aprender, ensinar, partilhar, eis as linhas orientadoras do Programa Entrelaçar!
Promover e manter um envelhecimento ativo e saudável, minimizar o isolamento social, a desmotivação, a perda de competências cognitivas e a depressão do idoso, através de atividades lúdicas, culturais e artísticas de caracter regular e continuado é o grande objetivo desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Aljezur em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho e a Tertúlia, Associação Sócio Cultural de Aljezur.
De Outubro 2015 a Julho de 2016 proporcionaremos múltiplas atividades como passeios, ateliers lúdicos, troca de artes, saberes e sabores, tertúlias, iniciação à informática, entre outras.
As primeiras sessões ocorrem já dia 6,7,8,9,12,14 e 15 de Outubro, sempre com inicio às 15h., em Carrapateira (Clube “Os Amigos da Carrapateira”), Aljezur (Junta de Freguesia), Alfambras (Antiga Escola Primária), Rogil (Clube de Instrução e Recreio), Maria Vinagre (Antiga Escola Primária), Odeceixe (Junta de Freguesia) e Serominheiro (Centro Social, Cultural e Recreativo), respetivamente.
Conviver, sair, conversar, aprender, ensinar, partilhar, eis as linhas orientadoras do Programa Entrelaçar!
sábado, 3 de outubro de 2015
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
terça-feira, 8 de setembro de 2015
Praia de Odeceixe - Festa da praia Maravilha - De 11 a 13 setembro 2015.
Etiquetas:
Algarve,
Aljezur,
baile,
BARLAVENTO,
BTT,
Concelho de Aljezur,
concerto,
Desporto,
fado,
jazz,
Musica
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Aljezur - NOITE A - Festa Multicultural - 28 e 29 agosto 2015
Celebra-se dia 29 de Agosto, o feriado do município de Aljezur.
Mas as festividades arrancam logo na véspera dia 28 com a Festa Multicultural de Aljezur – Noite A.
Esta iniciativa irá decorrer em toda a zona histórica de Aljezur, iniciando-se no Largo da Liberdade no sopé do castelo, passando pelo largo do Museu Municipal, pela Igreja da Misericórdia, pelo Castelo de Aljezur e terminando no Largo do Mercado de Aljezur.
Procura-se com esta iniciativa criar dinâmica na zona histórica através de um variado programa. Assim a partir das 18:00h e pela noite fora os visitantes poderão assistir a diversas intervenções musicais que passam pelo Fado no castelo, pela música clássica na Igreja da Misericórdia, pelo Jazz no Largo 5 de Outubro, pela Banda Filarmónica dos BVA, pela banda local “Off The lip” no largo da Liberdade e por uma homenagem ao “Canto Alentejano” com a presença do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, são alguns dos “condimentos” desta festa que irá terminar no Largo do Mercado com os DJ´s Poppy e Fernando Alvim.
Os visitantes poderão ainda encontrar artesanato em vários locais e, como não poderia deixar de faltar, comes e bebes espalhados por esta zona.
De referir que os Museus irão permanecer abertos até às 24:00h proporcionando a sua visitação. Ainda no campo das artes, na Galeria 1000Olhos os visitantes poderão apreciar a exposição de Fotografia de João Mariano “Aljezur – Coração da Costa Vicentina”, fotografias extraídas do livro de prestigio da Câmara Municipal de Aljezur.
Aos participantes e visitantes pede-se que se apresentem nesta festa com pelo menos uma peça de roupa branca.
Dia 29 de Agosto celebra-se o Feriado Municipal do Concelho de Aljezur.
Neste Feriado Municipal mais uma vez revivemos as ancestrais tradições recriando o tradicional banho 29 na praia de Monte Clérigo, antecedido por uma marcha passeio com partida prevista pelas 10:00h do Vale da Maia. Aqui, os participantes irão recriar as romarias típicas que as gentes do campo faziam até à praia nestas datas, com as respetivas vestimentas e o recheado almoço “piqueniqueiro” com os típicos petiscos de então.
Pelas 11:15h no edifício dos Paços do Concelho iniciar-se-á a cerimónia de homenagem aos mortos na guerra do ultramar do concelho de Aljezur seguindo-se inauguração do monumento no jardim adjacente.
Pelas 17h00, terá lugar no EMA – Espaço Multiusos de Aljezur a já tradicional mega sardinhada que este ano terá, novamente, animação musical no mesmo recinto, com a presença dos “Açordas”.
A partir das 18:00 o recinto será animado com música de baile pelos “5 do Ritmo”. Mais tarde um mega concerto de EMANUEL encerrará as celebrações deste dia.
No início da noite, tempo ainda para serem premiados os dez jovens aljezurenses que melhor desempenho escolar obtiveram durante o ano letivo 2014/2015, com a atribuição de um cheque a cada um no valor de 500 euros.
Mas as festividades arrancam logo na véspera dia 28 com a Festa Multicultural de Aljezur – Noite A.
Esta iniciativa irá decorrer em toda a zona histórica de Aljezur, iniciando-se no Largo da Liberdade no sopé do castelo, passando pelo largo do Museu Municipal, pela Igreja da Misericórdia, pelo Castelo de Aljezur e terminando no Largo do Mercado de Aljezur.
Procura-se com esta iniciativa criar dinâmica na zona histórica através de um variado programa. Assim a partir das 18:00h e pela noite fora os visitantes poderão assistir a diversas intervenções musicais que passam pelo Fado no castelo, pela música clássica na Igreja da Misericórdia, pelo Jazz no Largo 5 de Outubro, pela Banda Filarmónica dos BVA, pela banda local “Off The lip” no largo da Liberdade e por uma homenagem ao “Canto Alentejano” com a presença do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, são alguns dos “condimentos” desta festa que irá terminar no Largo do Mercado com os DJ´s Poppy e Fernando Alvim.
Os visitantes poderão ainda encontrar artesanato em vários locais e, como não poderia deixar de faltar, comes e bebes espalhados por esta zona.
De referir que os Museus irão permanecer abertos até às 24:00h proporcionando a sua visitação. Ainda no campo das artes, na Galeria 1000Olhos os visitantes poderão apreciar a exposição de Fotografia de João Mariano “Aljezur – Coração da Costa Vicentina”, fotografias extraídas do livro de prestigio da Câmara Municipal de Aljezur.
Aos participantes e visitantes pede-se que se apresentem nesta festa com pelo menos uma peça de roupa branca.
Dia 29 de Agosto celebra-se o Feriado Municipal do Concelho de Aljezur.
Neste Feriado Municipal mais uma vez revivemos as ancestrais tradições recriando o tradicional banho 29 na praia de Monte Clérigo, antecedido por uma marcha passeio com partida prevista pelas 10:00h do Vale da Maia. Aqui, os participantes irão recriar as romarias típicas que as gentes do campo faziam até à praia nestas datas, com as respetivas vestimentas e o recheado almoço “piqueniqueiro” com os típicos petiscos de então.
Pelas 11:15h no edifício dos Paços do Concelho iniciar-se-á a cerimónia de homenagem aos mortos na guerra do ultramar do concelho de Aljezur seguindo-se inauguração do monumento no jardim adjacente.
Pelas 17h00, terá lugar no EMA – Espaço Multiusos de Aljezur a já tradicional mega sardinhada que este ano terá, novamente, animação musical no mesmo recinto, com a presença dos “Açordas”.
A partir das 18:00 o recinto será animado com música de baile pelos “5 do Ritmo”. Mais tarde um mega concerto de EMANUEL encerrará as celebrações deste dia.
No início da noite, tempo ainda para serem premiados os dez jovens aljezurenses que melhor desempenho escolar obtiveram durante o ano letivo 2014/2015, com a atribuição de um cheque a cada um no valor de 500 euros.
Etiquetas:
Algarve,
Aljezur,
artesanato,
Concelho de Aljezur,
dança,
Exposição,
fado,
festa,
gastronomia,
humor,
jazz,
Musica,
musica clássica,
Tradicionais
domingo, 16 de agosto de 2015
Subscrever:
Mensagens (Atom)




















