Exposição de longa duração onde podemos ver espólios arqueológicos provenientes de intervenções em vários pontos da cidade, datados na sua maioria do séc. XII. Para além destes materiais no interior do Núcleo Islâmico o visitante poderá observar um troço da muralha islâmica que protegia a cidadela, conhecer o célebre “Vaso de Tavira” e ver um vídeo sobre a história islâmica da cidade.
Mostrar mensagens com a etiqueta arqueologia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta arqueologia. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 17 de novembro de 2015
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Cacela Velha - Conferência: «A Ocupação Islâmica de Cacela-a-Velha no contexto marítimo do Golfo Ibero-marroquino» - Dia 07 novembro 2015.
Conferência: «A Ocupação Islâmica de Cacela-a-Velha no contexto marítimo do Golfo Ibero-marroquino»
Com Cristina Tété Garcia
7 de Novembro, sábado, 15h30
Centro de Informação da Casa do Pároco, Cacela Velha
Com Cristina Tété Garcia
7 de Novembro, sábado, 15h30
Centro de Informação da Casa do Pároco, Cacela Velha
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Lagos - Ciência à Conversa - Dia 01 novembro 2015.
Mar e a Planície: Escrita do Sudoeste
Ciência à Conversa
1 nov - 15h
O Centro Ciência Viva de Lagos convida-o para mais um Ciência à Conversa.
Venha descobrir vestígios de uma escrita indecifrável com mais de 2500 anos na Península Ibérica.
Numa conversa sobre esses vestígios arqueológicos, juntamos o desafio de epigrafar no xisto com a escrita do Sudoeste.
Entrada gratuita
Ciência à Conversa
1 nov - 15h
O Centro Ciência Viva de Lagos convida-o para mais um Ciência à Conversa.
Venha descobrir vestígios de uma escrita indecifrável com mais de 2500 anos na Península Ibérica.
Numa conversa sobre esses vestígios arqueológicos, juntamos o desafio de epigrafar no xisto com a escrita do Sudoeste.
Entrada gratuita
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Cozinhando na Paisagem” na Ermida de Nª Srª de Guadalupe - Dia 18 outubro 2015.
“Cozinhando na Paisagem” na Ermida de Nª Srª de Guadalupe
A Ermida de Nª Srª de Guadalupe recebe, no próximo dia 18 de outubro, pelas 16h00, a iniciativa “Cozinhando na Paisagem”. Antes, pelas 15h30 será efetuada uma visita guiada por Manuel Castelo Ramos a este monumento do séc. XV ligado à época dos descobrimentos.
Cozinhando na Paisagem integra-se no projeto PALATO e é uma ação performativa sobre sítios históricos e arqueológicos, um espetáculo gastronómico que decorre nos locais com uma paisagem em plano de fundo, abordando temáticas que colocam a Gastronomia de cada época em cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.
Será a última vez que este ano se vai montar uma infraestrutura improvisada onde o artista Jorge Rocha e os investigadores participantes, Manuel Castelo Ramos e Rui Parreira, vão cozinhar ao vivo. Esta ação encerrará um ciclo de 8 ações performativas do Cozinhando na Paisagem realizadas no Algarve e Alentejo durante 2015 em sítios históricos, respeitando a gênese deste projeto que une a História, o Património e a Gastronomia.
Esta ação está integrada no DiVaM, um programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Algarve em 2014, que tem como principal objetivo continuar a implementar uma dinâmica cultural nos monumentos afetos à DRCALG e aproximar as comunidades ao seu património.
Esta sessão será transmitidas em direto, em www.palato.org/transmissao, para quem não puder assistir presencialmente.
A Ermida de Nª Srª de Guadalupe recebe, no próximo dia 18 de outubro, pelas 16h00, a iniciativa “Cozinhando na Paisagem”. Antes, pelas 15h30 será efetuada uma visita guiada por Manuel Castelo Ramos a este monumento do séc. XV ligado à época dos descobrimentos.
Cozinhando na Paisagem integra-se no projeto PALATO e é uma ação performativa sobre sítios históricos e arqueológicos, um espetáculo gastronómico que decorre nos locais com uma paisagem em plano de fundo, abordando temáticas que colocam a Gastronomia de cada época em cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.
Será a última vez que este ano se vai montar uma infraestrutura improvisada onde o artista Jorge Rocha e os investigadores participantes, Manuel Castelo Ramos e Rui Parreira, vão cozinhar ao vivo. Esta ação encerrará um ciclo de 8 ações performativas do Cozinhando na Paisagem realizadas no Algarve e Alentejo durante 2015 em sítios históricos, respeitando a gênese deste projeto que une a História, o Património e a Gastronomia.
Esta ação está integrada no DiVaM, um programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Algarve em 2014, que tem como principal objetivo continuar a implementar uma dinâmica cultural nos monumentos afetos à DRCALG e aproximar as comunidades ao seu património.
Esta sessão será transmitidas em direto, em www.palato.org/transmissao, para quem não puder assistir presencialmente.
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
Estói - Actividades exploratórias dos modos de vida das populações romanas nas Ruínas Romanas de Milreu - Dia 27 setembro 2015.
No próximo dia 27 de setembro, domingo, pelas 14.30h realizam-se actividades exploratórias dos modos de vida das populações romanas nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estói.
Integrado no programa DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos, implementado pela Direção Regional de Cultura do Algarve em 2014, “Do saber ao sabor, uma bio-experiência romana” tem como principal objetivo potenciar e valorizar os monumentos afectos à DRCALG e aproximar as comunidades ao seu património.
O Centro de Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) e a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) propõem-se explorar processos de produção de alimentos na época romana, identificar espécies marinhas presentes na arte romana e modos de vida do quotidiano dos habitantes da Villa Romana.
A Direcção Regional de Cultura do Algarve associa-se, deste modo, as Jornadas Europeias do Património 2015, este ano dedicadas ao tema Património Industrial e Técnico, aplicadas ao testemunho do engenho, criatividade e aproveitamento dos recursos naturais na época Romana.
A participação é gratuita, condicionada as vagas existentes e por ordem de chegada.
Contactos
DRCAlg:
E-mail: milreu@cultalg.pt
Telef. 289 896 070 / 913731309 / 961560782
CCVAlg:
E-mail: info@ccvalg.pt
Telef. 289 890 920
APOM:
E-mail: delegada.regional.museologia@gmail.com
Telef. 914908840
Integrado no programa DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos, implementado pela Direção Regional de Cultura do Algarve em 2014, “Do saber ao sabor, uma bio-experiência romana” tem como principal objetivo potenciar e valorizar os monumentos afectos à DRCALG e aproximar as comunidades ao seu património.
O Centro de Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) e a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) propõem-se explorar processos de produção de alimentos na época romana, identificar espécies marinhas presentes na arte romana e modos de vida do quotidiano dos habitantes da Villa Romana.
A Direcção Regional de Cultura do Algarve associa-se, deste modo, as Jornadas Europeias do Património 2015, este ano dedicadas ao tema Património Industrial e Técnico, aplicadas ao testemunho do engenho, criatividade e aproveitamento dos recursos naturais na época Romana.
A participação é gratuita, condicionada as vagas existentes e por ordem de chegada.
Contactos
DRCAlg:
E-mail: milreu@cultalg.pt
Telef. 289 896 070 / 913731309 / 961560782
CCVAlg:
E-mail: info@ccvalg.pt
Telef. 289 890 920
APOM:
E-mail: delegada.regional.museologia@gmail.com
Telef. 914908840
domingo, 23 de agosto de 2015
Lagos - 5ªs Jornadas de Portas Abertas «Monte Molião» - 26 agosto 2015.
A Câmara Municipal de Lagos vai promover, no próximo dia 26 de agosto, as 5ªs Jornadas de Portas Abertas «Monte Molião», dando novamente a conhecer as escavações realizadas nesta estação arqueológica, um dos ex-libris da cidade.
Na próxima Quarta-Feira, dia 26 de agosto, entre as 9h00 e as 12h00, será aberta a escavação do Monte Molião a todos os interessados em visitá-la e ficar a conhecer estes vestígios postos a descoberto.
O Monte Molião é uma pequena colina ovalada, localizada na margem direita da foz da ribeira de Bensafrim (Rio de Lagos). A investigação que, desde 2006, a UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa) tem vindo a efectuar sobre o sítio, com o suporte financeiro da Câmara Municipal de Lagos, e cujos trabalhos contam com a coordenação da Profª Doutora Ana Margarida Arruda, permitiu recolher importantes dados acerca das suas ocupações antigas (da Idade do Ferro e época romana). As arquitecturas domésticas e os muito abundantes materiais arqueológicos recuperados durante os trabalhos de campo evidenciam a integração de Monte Molião nas grandes rotas comerciais da antiguidade e a interacção dos seus habitantes com outras comunidades humanas mediterrâneas.
Durante a tarde está prevista uma conferência e projeção de um vídeo sobre este local, a ter lugar no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI. O dia termina com uma visita orientada à escavação, seguida de uma ação performativa - Cozinhando na Paisagem de Monte Molião.
Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Lagos e conta com a colaboração da UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.
PROGRAMA:
♦ 9H00 às 12H00 | Monte Molião de Portas Abertas
Local: Monte Molião
♦ 16H00 às 17h30 | Conferência
Local: Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI
16h00 | Sessão de Abertura – Presidente da Câmara Municipal de Lagos - Maria Joaquina Matos
16h30 | Projeção do vídeo introdutório - Monte Molião: fragmentos de uma arqueologia em construção - Constança Gonçalves
16h45 | Monte Molião da Idade do Ferro à Antiguidade Tardia: longa duração e pequenas histórias - Ana Margarida Arruda
17h15 | Debate
♦ 18H00 | Visita orientada à escavação
Local: Monte Molião
♦ 18H30 | Cozinhando na Paisagem de Monte Molião - Ação performativa de Jorge Rocha
quinta-feira, 23 de julho de 2015
Vila do Bispo - Venha explorar o sítio arqueológico do abrigo paleolítico de Vale de Boi, em Budens - 25 julho 2015.
No próximo dia 25 de julho, entre as 10h00 e as 16h00, venha explorar o sítio arqueológico do abrigo paleolítico de Vale de Boi, em Budens.
Na sequência de anos anteriores, e numa perspetiva de arqueologia social, o Dia Aberto consiste numa iniciativa que pretende aproximar a comunidade loco-regional da realidade quotidiana da escavação arqueológica e partilhar com os diversos públicos os resultados de 17 anos de investigação científica naquele importante arqueossítio.
Identificada em 1998, a jazida arqueológica do abrigo paleolítico (e do Neolítico Antigo) de Vale de Boi foi, desde então, objeto de regulares campanhas arqueológicas.
Ao longo do mês de julho está a decorrer no local mais uma campanha de escavações dirigidas pelo Professor Nuno Bicho da Universidade do Algarve. A investigação reveste-se de particular interesse pela presumível presença do Homem de Neandertal, uma fascinante temática, prioritária na agenda arqueológica mundial e importantíssima para a compreensão da própria evolução da Humanidade.
Assim, no próximo dia 25, a equipa da Universidade do Algarve e o arqueólogo municipal de Vila do Bispo farão as "honras da casa" com uma visita guiada pelo espaço e pelo tempo de um dos mais significativos e extensos arqueossítios paleolíticos identificados na Península Ibérica, onde foi registada a mais remota presença humana conhecida em todo o sul peninsular (33 mil anos).
Trata-se de mais uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Universidade do Algarve.
Na sequência de anos anteriores, e numa perspetiva de arqueologia social, o Dia Aberto consiste numa iniciativa que pretende aproximar a comunidade loco-regional da realidade quotidiana da escavação arqueológica e partilhar com os diversos públicos os resultados de 17 anos de investigação científica naquele importante arqueossítio.
Identificada em 1998, a jazida arqueológica do abrigo paleolítico (e do Neolítico Antigo) de Vale de Boi foi, desde então, objeto de regulares campanhas arqueológicas.
Ao longo do mês de julho está a decorrer no local mais uma campanha de escavações dirigidas pelo Professor Nuno Bicho da Universidade do Algarve. A investigação reveste-se de particular interesse pela presumível presença do Homem de Neandertal, uma fascinante temática, prioritária na agenda arqueológica mundial e importantíssima para a compreensão da própria evolução da Humanidade.
Assim, no próximo dia 25, a equipa da Universidade do Algarve e o arqueólogo municipal de Vila do Bispo farão as "honras da casa" com uma visita guiada pelo espaço e pelo tempo de um dos mais significativos e extensos arqueossítios paleolíticos identificados na Península Ibérica, onde foi registada a mais remota presença humana conhecida em todo o sul peninsular (33 mil anos).
Trata-se de mais uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Universidade do Algarve.
sábado, 16 de maio de 2015
Albufeira - Até 31 maio 2015 - EXPOSIÇÃO "ARQUITECTURA DE MÉRTOLA ENTRE ROMA E O ISLÃO".
EXPOSIÇÃO "ARQUITECTURA DE MÉRTOLA ENTRE ROMA E O ISLÃO"
Até 31 de maio
Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira
O Campo Arqueológico de Mértola (CAM) criou uma exposição itinerante intitulada «Arquitectura de Mértola Entre Roma e o Islão», resultado dos mais de 30 anos de investigação arqueológica naquela vila alentejana.
A exposição integra 17 painéis informativos que dão uma panorâmica sobre a ocupação do território na Antiguidade Tardia. São apresentados dados sobre intervenções recentes, ao mesmo tempo que se retomam as conclusões de escavações mais antigas.
Sábado, domingo e terça das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às
17h30. Quarta, quinta e sexta das 9h30 às 17h30.
Encerra à segunda-feira.
Até 31 de maio
Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira
O Campo Arqueológico de Mértola (CAM) criou uma exposição itinerante intitulada «Arquitectura de Mértola Entre Roma e o Islão», resultado dos mais de 30 anos de investigação arqueológica naquela vila alentejana.
A exposição integra 17 painéis informativos que dão uma panorâmica sobre a ocupação do território na Antiguidade Tardia. São apresentados dados sobre intervenções recentes, ao mesmo tempo que se retomam as conclusões de escavações mais antigas.
Sábado, domingo e terça das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às
17h30. Quarta, quinta e sexta das 9h30 às 17h30.
Encerra à segunda-feira.
sábado, 2 de maio de 2015
Vila do Bispo - 3 maio 2015 - Convite arqueológico - Apresentação: Paulo Lima (Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património).
Convite arqueológico: Esquematismo, Imagem e Movimento... no Centro de Interpretação de Vila do Bispo - dia 3 maio, pelas 15h00.
Reflexões em torno dos motivos celestes do abrigo pré-histórico da Pala Pinta.
Apresentação: Paulo Lima (Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património).
Sob um mesmo céu, Homens e os mesmos cenários celestes: possíveis pontes entre a arte rupestre e a arte megalítica, entre a astronomia e os monumentos pré-históricos.
Reflexões em torno dos motivos celestes do abrigo pré-histórico da Pala Pinta.
Apresentação: Paulo Lima (Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património).
Sob um mesmo céu, Homens e os mesmos cenários celestes: possíveis pontes entre a arte rupestre e a arte megalítica, entre a astronomia e os monumentos pré-históricos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)








