Exposição de fotografia "O Poder do Sublime", de Dina Salvador, no Centro de Interpretação de vila do Bispo, de 27 de maio a 12 de julho - de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 15h30.
Visite-nos
Mostrar mensagens com a etiqueta VILA DO BISPO. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta VILA DO BISPO. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 27 de maio de 2016
quarta-feira, 25 de maio de 2016
Vila do Bispo - ENCONTRO DE MOTORIZADAS ANTIGAS - Dia 29 maio 2016
Encontro de Motorizadas Antigas - 29 de maio, Vila do Bispo
Programa:
08h30 - Concentração no Pavilhão da Raposeira
Inscrições no local
09h30 - Início do Passeio
14h00 - Almoço no Centro Educativo de Budens
Organização:A Descoberta - Associação dos Trabalhadores Autárquicos do Concelho de Vila do Bispo.
Programa:
08h30 - Concentração no Pavilhão da Raposeira
Inscrições no local
09h30 - Início do Passeio
14h00 - Almoço no Centro Educativo de Budens
Organização:A Descoberta - Associação dos Trabalhadores Autárquicos do Concelho de Vila do Bispo.
domingo, 22 de maio de 2016
Vila do Bispo - APRESENTAÇÃO DA REVISTA"NOVA ÁGUIA" - Dia 25 maio 2016
No próximo dia 25 de maio, pelas 17h30, terá lugar a apresentação do número 17 da revista cultural “Nova Águia”, no Centro de interpretação de Vila do Bispo.
A “Nova Águia” surgiu como uma homenagem à revista “Águia”, uma das publicações culturais mais importantes de toda a História da Cultura Portuguesa, com origens nos inícios do Século XX. Entre os seus colaboradores figuraram vultos de primeira linha da cultura portuguesa, como foram os casos de Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.
Tendo adaptado os seus conteúdos ao mundo do Século XXI e assumido uma vocação lusófona, a “Nova Águia” pretende manter a obra e o espírito da antiga “Águia”.
O número 17 desta prestigiada publicação será apresentado pelo seu diretor e pela sua vice-diretora, Renato Epifânio e Maria Luísa Francisco, respetivamente.
Fica, desde já, feito o convite a todos os amantes da cultura e do conhecimento para não perderem a oportunidade de participar em mais esta importante iniciativa que passará pelo nosso concelho.
A entrada é livre.
A “Nova Águia” surgiu como uma homenagem à revista “Águia”, uma das publicações culturais mais importantes de toda a História da Cultura Portuguesa, com origens nos inícios do Século XX. Entre os seus colaboradores figuraram vultos de primeira linha da cultura portuguesa, como foram os casos de Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.
Tendo adaptado os seus conteúdos ao mundo do Século XXI e assumido uma vocação lusófona, a “Nova Águia” pretende manter a obra e o espírito da antiga “Águia”.
O número 17 desta prestigiada publicação será apresentado pelo seu diretor e pela sua vice-diretora, Renato Epifânio e Maria Luísa Francisco, respetivamente.
Fica, desde já, feito o convite a todos os amantes da cultura e do conhecimento para não perderem a oportunidade de participar em mais esta importante iniciativa que passará pelo nosso concelho.
A entrada é livre.
sábado, 16 de abril de 2016
Vila do Bispo - Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância - Nos dias 20, 21, 22, 27 e 28 de abril 2016
Vila do Bispo assinala “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Bispo (CPCJ), em parceria com a Câmara Municipal, associou-se ao projeto lançada pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e vai promover, nos dias 20, 21, 22, 27 e 28 de abril, algumas atividades de sensibilização sobre temática dos maus-tratos na infância.
Assim, “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” é o tema que servirá de mote para o conjunto de iniciativas a desenvolver ao longo 5 dias e que tem como objetivo consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus – tratos na infância; fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e o fortalecimento das próprias crianças.
Exibição e debate do Filme "Os Gatos Não Têm Vertigens" é a primeira iniciativa agendada neste âmbito, que vai ter lugar no 20 de abril, pela 10h30, no Centro Cultural de Vila do Bispo e destina-se aos alunos da Escola E.B. 2,3 de São Vicente de Vila do Bispo. O debate será moderado pelo Sargento Costa (NIAVE) e a Dr.ª Maria de Deus Medeiros (CPCJ de Vila do Bispo).
“Aula de Yoga para Crianças e Zumba Kids ®)” é a ação agendada para o dia 21, pelas 10h20, na Escola E.B.2,3 de São Vicente e destina-se aos alunos do 1ª e 2º Ciclo. A dinamização desta ação está a cargo de Mónica Correia (Yoga para Crianças) e Saúl Maurício (Zumba Kids ®). Este evento repete-se no dia 22, pelas 10h30, no Centro Educativo Comunitário Multisserviços de Budens e destina-se aos alunos do 1º ciclo de Budens.
No dia 27 de abril, pelas 10h00, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo será exibido o filme "Polissia" seguindo-se um debate para a população do concelho de Vila do Bispo.
A encerrar estas atividades, está previsto a realização de uma “Aula de Yoga para Crianças e Zumba Kids ®” para os alunos do 1.º ciclo de Sagres que decorrerá na Escola de Sagres.
Apelamos à participação de todos da população em geral para alertar/ despertar a responsabilidade coletiva e comunitária para a prevenção dos maus-tratos.
Definição de abusos ou maus tratos às crianças (OMS): Todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus tratos: físico, emocional, sexual e negligência.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Bispo (CPCJ), em parceria com a Câmara Municipal, associou-se ao projeto lançada pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e vai promover, nos dias 20, 21, 22, 27 e 28 de abril, algumas atividades de sensibilização sobre temática dos maus-tratos na infância.
Assim, “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” é o tema que servirá de mote para o conjunto de iniciativas a desenvolver ao longo 5 dias e que tem como objetivo consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus – tratos na infância; fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e o fortalecimento das próprias crianças.
Exibição e debate do Filme "Os Gatos Não Têm Vertigens" é a primeira iniciativa agendada neste âmbito, que vai ter lugar no 20 de abril, pela 10h30, no Centro Cultural de Vila do Bispo e destina-se aos alunos da Escola E.B. 2,3 de São Vicente de Vila do Bispo. O debate será moderado pelo Sargento Costa (NIAVE) e a Dr.ª Maria de Deus Medeiros (CPCJ de Vila do Bispo).
“Aula de Yoga para Crianças e Zumba Kids ®)” é a ação agendada para o dia 21, pelas 10h20, na Escola E.B.2,3 de São Vicente e destina-se aos alunos do 1ª e 2º Ciclo. A dinamização desta ação está a cargo de Mónica Correia (Yoga para Crianças) e Saúl Maurício (Zumba Kids ®). Este evento repete-se no dia 22, pelas 10h30, no Centro Educativo Comunitário Multisserviços de Budens e destina-se aos alunos do 1º ciclo de Budens.
No dia 27 de abril, pelas 10h00, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo será exibido o filme "Polissia" seguindo-se um debate para a população do concelho de Vila do Bispo.
A encerrar estas atividades, está previsto a realização de uma “Aula de Yoga para Crianças e Zumba Kids ®” para os alunos do 1.º ciclo de Sagres que decorrerá na Escola de Sagres.
Apelamos à participação de todos da população em geral para alertar/ despertar a responsabilidade coletiva e comunitária para a prevenção dos maus-tratos.
Definição de abusos ou maus tratos às crianças (OMS): Todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus tratos: físico, emocional, sexual e negligência.
sexta-feira, 25 de março de 2016
Vila do Bispo - Partir do Folar - Dia 28 de março 2016.
À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Vila do Bispo promove, no dia 28 de março, segunda-feira de Páscoa, pelas 15h00, no Pinhal da Samouqueira, o Partir do Folar.
Neste âmbito, a autarquia presenteará os participantes com três megas folares e irá disponibilizar transporte para todos os munícipes interessados em participar neste evento, onde animação musical estará a cargo de Humberto Silva.
A realização desta iniciativa tem como objetivo reavivar uma tradição popular, fortemente relacionada com os valores da partilha e da confraternização, que tem já várias décadas de existência, e que fundamentalmente se prende com o costume de, na segunda-feira de Páscoa, inúmeras famílias do concelho se deslocarem logo de manhãzinha ao Pinhal da Samouqueira, levando consigo uma cesta de merenda repleta de mexilhões, carnes para grelhar e, como não poderia deixar de ser, o tradicional Folar da Páscoa, para comer e trocar com outras famílias.
Assim, Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal, convida a população a participar nesta festa convívio, onde serão degustados os tradicionais Folares da Páscoa.
Mais informações e inscrições para o transporte, no Centro Cultural de Vila do Bispo | tel.: 282 630 601.
Neste âmbito, a autarquia presenteará os participantes com três megas folares e irá disponibilizar transporte para todos os munícipes interessados em participar neste evento, onde animação musical estará a cargo de Humberto Silva.
A realização desta iniciativa tem como objetivo reavivar uma tradição popular, fortemente relacionada com os valores da partilha e da confraternização, que tem já várias décadas de existência, e que fundamentalmente se prende com o costume de, na segunda-feira de Páscoa, inúmeras famílias do concelho se deslocarem logo de manhãzinha ao Pinhal da Samouqueira, levando consigo uma cesta de merenda repleta de mexilhões, carnes para grelhar e, como não poderia deixar de ser, o tradicional Folar da Páscoa, para comer e trocar com outras famílias.
Assim, Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal, convida a população a participar nesta festa convívio, onde serão degustados os tradicionais Folares da Páscoa.
Mais informações e inscrições para o transporte, no Centro Cultural de Vila do Bispo | tel.: 282 630 601.
sexta-feira, 11 de março de 2016
Vila do Bispo - "Apresentação pública do livro "Puxar a Brasa à Nossa Sardinha" - Amanhã, 12 de março 2016
"Puxar a Brasa à Nossa sardinha"
Amanhã, 12 de março, pela 16h00, irá decorrer a apresentação pública do livro "Puxar a Brasa à Nossa Sardinha", na Biblioteca Municipal.
A iniciativa conta com a presença da autora do livro Andreia Vale.
Trata-se de mais uma ação promovida pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, integrada na Feira do Livro, iniciativa que está a decorrer até ao próximo dia 20 de março, no Centro Cultural.
Apareçam.
Entrada livre - aberta a toda a população.
Amanhã, 12 de março, pela 16h00, irá decorrer a apresentação pública do livro "Puxar a Brasa à Nossa Sardinha", na Biblioteca Municipal.
A iniciativa conta com a presença da autora do livro Andreia Vale.
Trata-se de mais uma ação promovida pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, integrada na Feira do Livro, iniciativa que está a decorrer até ao próximo dia 20 de março, no Centro Cultural.
Apareçam.
Entrada livre - aberta a toda a população.
sábado, 5 de março de 2016
Vila do Bispo - Feira do Livro - De 7 a 20 de março 2016.
Feira do Livro - 7 a 20 de março
De 2.ª a 6.ª feira | das 09h00 às 17h00
Centro Cultural de Vila do Bispo
Sessões com Escritores, Apresentação de Livros e Atividades para Crianças
11 de março (6.ª feira) | 21h00
Biblioteca Municipal
Pedro Seromenho
apresentação do livro "As gravatas do meu pai"
12 de março (sábado) 16h00
Biblioteca Municipal
Andreia Vale
apresentação do livro "Puxar a Brasa à Nossa Sardinha"
13 de março (domingo) | 15h00
Centro de Interpretação
Marina Palácio
Oficina dos Alimentos Incríveis (limite de 24 crianças inscrições até dia 8 de março)
18 de março (6.ª- feira ) |21h00
Auditório Municipal
Pedro Chagas Freitas
apresentação do livro "Queres Casar Comigo Todos os Dias? Bárbara"
19 de março (sábado) | 16h00
Centro de Interpretação
Miguel Madeira *
apresentação do livro "Obsessão"
Sofia Belixe *
apresentação do livro "Sexo ou Amor, Sentido ou Sabor."
20 de março (domingo) | 11h30
Auditório Municipal
Miguel Sousa Tavares
apresentação do livro "Não se encontra o que se procura"
+ informações: Centro Cultural de Vila do Bispo | telefone: 282 630 600
De 2.ª a 6.ª feira | das 09h00 às 17h00
Centro Cultural de Vila do Bispo
Sessões com Escritores, Apresentação de Livros e Atividades para Crianças
11 de março (6.ª feira) | 21h00
Biblioteca Municipal
Pedro Seromenho
apresentação do livro "As gravatas do meu pai"
12 de março (sábado) 16h00
Biblioteca Municipal
Andreia Vale
apresentação do livro "Puxar a Brasa à Nossa Sardinha"
13 de março (domingo) | 15h00
Centro de Interpretação
Marina Palácio
Oficina dos Alimentos Incríveis (limite de 24 crianças inscrições até dia 8 de março)
18 de março (6.ª- feira ) |21h00
Auditório Municipal
Pedro Chagas Freitas
apresentação do livro "Queres Casar Comigo Todos os Dias? Bárbara"
19 de março (sábado) | 16h00
Centro de Interpretação
Miguel Madeira *
apresentação do livro "Obsessão"
Sofia Belixe *
apresentação do livro "Sexo ou Amor, Sentido ou Sabor."
20 de março (domingo) | 11h30
Auditório Municipal
Miguel Sousa Tavares
apresentação do livro "Não se encontra o que se procura"
+ informações: Centro Cultural de Vila do Bispo | telefone: 282 630 600
sexta-feira, 4 de março de 2016
Vila do Bispo - 17ª edição do Concurso de Fado Cerveja Sagres - De 23 de abril a 21 de maio 2016.
O concurso destina-se a todos aqueles que cantam fado e é composto por duas vertentes: a juvenil e a sénior. Assim se tem entre os 6 e os 17 anos deverá inscrever-se na vertente juvenil, se tiver mais de 18 anos então deverá inscrever-se na vertente sénior. A vertente juvenil é composta por quatro eliminatórias e uma final. Para os fadistas com idades iguais ou superiores a 18 anos, o concurso será disputado ao longo de quatro eliminatórias, uma semifinal e uma final.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por correio - Centro Cultural de Vila do Bispo, Largo do Município, 8650-407 Vila do Bispo; por telefone 282 630 600, por fax 282 639 325, por correio eletrónico: tania.lucas@cm-viladobispo.pt e ainda pessoalmente nos serviços da cultura a funcionarem no Centro Cultural.
As normas de participação bem como a ficha de inscrição e declaração de responsabilidade (para concorrentes com idades inferiores a 18 anos) encontram-se disponíveis no site da Câmara Municipal de Vila do Bispo: http://www.cm-viladobispo.pt/pt/agenda/1941/concurso-de-fado-cerveja-sagres-concelho-de-vila-do-bispo.aspx
O concurso vai ser disputado ao longo de 4 eliminatórias, uma semifinal e uma final. A primeira decorre já no dia 23 de abril, no Salão de Festas Nossa Senhora da Graça, em Sagres. A segunda está agendada para o dia 30 de abril, no Centro Educativo Comunitário Multisserviços de Budens. A terceira está marcada para o dia 1 de maio, no salão de Festas Tempomar em Burgau e a quarta decorrerá no dia 7 de maio, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo. A final da vertente juvenil e semifinal da vertente sénior para o dia 14 de maio, no Pavilhão Multiusos da Raposeira. A final está agendada para o dia 21 de maio, no Salão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel.
Divulgar e estimular o gosto pelo Fado, Património Imaterial da Humanidade, bem como dar a conhecer novos talentos musicais são alguns dos objetivos da Câmara Municipal de Vila do Bispo ao promover esta iniciativa que todos os anos atrai um elevado número de participantes.
terça-feira, 17 de novembro de 2015
Vila do Bispo - DOG TREKKING - TRILHO AMBIENTAL DO CASTELEJO - Dia 21 novembro 2015.
No âmbito da parceria com o Refúgio para cães abandonados Bamboo, em Guadalupe, Vila do Bispo, a Quimera Experience vai organizar uma ação cívica de dog trekking que visa apoiar financeiramente a referida associação.
O dog trekking é uma modalidade que nasceu na República Checa e que já é praticada há mais de 15 anos. Contudo, ainda não tem muita expressão em Portugal, sendo impulsionada por alguns grupos, associações ou empresas de animação turística.
É um desporto de ar livre que consiste em caminhar por trilhos e os participantes são binómios dono/cão. Na sua definição clássica era um desporto competitivo, porém, hoje em dia, a sua finalidade consiste na sociabilização do cão com outros e proporcionar momentos de convívio e diversão entre o dono e o cão.
Além disso, são inúmeros os benefícios para saúde que este tipo de atividades ao ar livre proporciona, quer para o cão, quer para o dono.
Atualmente, esta modalidade também está associada a ações de sensibilização para a defesa dos direitos dos animais.
Inscrições:
geral / general (+351) 962 647 741
reservas / reservations (+351) 969 467 275
quimeraexperience@gmail.com
+informações: quimeraexperience.com
facebook.com/quimeraexperience
O dog trekking é uma modalidade que nasceu na República Checa e que já é praticada há mais de 15 anos. Contudo, ainda não tem muita expressão em Portugal, sendo impulsionada por alguns grupos, associações ou empresas de animação turística.
É um desporto de ar livre que consiste em caminhar por trilhos e os participantes são binómios dono/cão. Na sua definição clássica era um desporto competitivo, porém, hoje em dia, a sua finalidade consiste na sociabilização do cão com outros e proporcionar momentos de convívio e diversão entre o dono e o cão.
Além disso, são inúmeros os benefícios para saúde que este tipo de atividades ao ar livre proporciona, quer para o cão, quer para o dono.
Atualmente, esta modalidade também está associada a ações de sensibilização para a defesa dos direitos dos animais.
Inscrições:
geral / general (+351) 962 647 741
reservas / reservations (+351) 969 467 275
quimeraexperience@gmail.com
+informações: quimeraexperience.com
facebook.com/quimeraexperience
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Vila do Bispo - Apresentação do Livro "UMA MÃO CHEIA DE PLANTAS QUE CURAM" - Dia 20.novembro.2015.
Para além de revelar as propriedades e aplicações medicinais de 55 plantas, também são revelados os usos possíveis das várias espécies ao nível da culinária, da cosmética ou da tinturaria.
Apresentação do Livro:
UMA MÃO CHEIA DE PLANTAS QUE CURAM
Autora: Fernanda Botelho
Biblioteca Municipal de Vila do Bispo -
Dia 20 de novembro.2015 às 18h00
Entrada livre - aberta a toda a população.
+Informações: Centro Cultural de Vila do Bispo | telefone 282 630 600
Apresentação do Livro:
UMA MÃO CHEIA DE PLANTAS QUE CURAM
Autora: Fernanda Botelho
Biblioteca Municipal de Vila do Bispo -
Dia 20 de novembro.2015 às 18h00
Entrada livre - aberta a toda a população.
+Informações: Centro Cultural de Vila do Bispo | telefone 282 630 600
sábado, 14 de novembro de 2015
Vila do Bispo - ACTIVIDADES PARA IDOSOS - Novembro e dezembro 2015.
Atividades para Idosos – novembro e dezembro
19 de novembro - Passeio a Sesimbra e Cabo Espichel
10 de dezembro - Atelier de Culinária de Natal - Bolo Rei - Vila do Bispo
Destinatários: população com idade a partir de 55 anos.
Inscrições (limitadas) a partir de 9 novembro
informações: Centro Cultural de Vila do Bispo (Serviços de Ação Social e Saúde) - Tele: 282630600
19 de novembro - Passeio a Sesimbra e Cabo Espichel
10 de dezembro - Atelier de Culinária de Natal - Bolo Rei - Vila do Bispo
Destinatários: população com idade a partir de 55 anos.
Inscrições (limitadas) a partir de 9 novembro
informações: Centro Cultural de Vila do Bispo (Serviços de Ação Social e Saúde) - Tele: 282630600
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
Vila do Bispo - 6ª edição do Concurso de Decoração de Natal 2015 - Inscrições até ao próximo dia 20 de novembro.
A Câmara Municipal de Vila do Bispo informa que estão a decorrer as inscrições para a 6ª edição do Concurso de Decoração de Natal 2015, até ao próximo dia 20 de novembro.
As inscrições são gratuitas e formalizadas mediante o preenchimento e entrega da ficha de inscrição e deverão ser efetuadas por correio ou pessoalmente no Centro Cultural de Vila do Bispo, Largo do Município, 8650-407 Vila do Bispo, pelo telefone: 282630600 e Fax: 282639325 ou ainda traves do correio eletrónico: tania.lucas@cm-viladobispo.pt
A iniciativa promovida pela autarquia destina-se a todos estabelecimentos comerciais do concelho e tem como objetivo dinamizar o comércio do concelho, apostando na promoção dos estabelecimentos locais, incluindo a restauração, através da originalidade e criatividade das suas decorações de Natal.
De 1 a 31 de dezembro, os estabelecimentos aderentes deverão expor a decoração alusiva ao tema “Quadra Natalícia”, que terá que estar devidamente iluminada no período noturno.
O júri será composto por um representante da Câmara Municipal de Vila do Bispo; um representante da ACRAL (Associação do Comercio e Serviços da Região do Algarve) e um Professor (a) da Escola E.B 2,3 de S. Vicente ligado(a) à Arte e Decoração que apreciarão e classificarão os estabelecimentos a concurso. A originalidade e criatividade; harmonia e estética do conjunto, utilização de materiais próprios, iluminação e montra apelativa serão os critérios a ter em conta pelo júri.
Os resultados finais do concurso serão divulgados até ao dia 11 de janeiro de 2016 no site da Câmara Municipal: http://www.cm-viladobispo.pt.
Em simultâneo e de forma a incentivar os consumidores a adquirirem as suas compras de Natal nos estabelecimentos de comércio local, serão sorteados três cabazes de natal para os clientes dos mesmos. Assim, a cada pessoa que faça as suas compras no valor igual ou superior a € 5,00 será atribuído um cupão ao qual deverá anexar o respetivo comprovativo de compra ou carimbo do estabelecimento, que será depositado numa tômbola no centro Cultural. O sorteio realizar-se-á no decorrer do jantar de confraternização entre os participantes do concurso.
Normas de participação
Ficha de Inscrição
As inscrições são gratuitas e formalizadas mediante o preenchimento e entrega da ficha de inscrição e deverão ser efetuadas por correio ou pessoalmente no Centro Cultural de Vila do Bispo, Largo do Município, 8650-407 Vila do Bispo, pelo telefone: 282630600 e Fax: 282639325 ou ainda traves do correio eletrónico: tania.lucas@cm-viladobispo.pt
A iniciativa promovida pela autarquia destina-se a todos estabelecimentos comerciais do concelho e tem como objetivo dinamizar o comércio do concelho, apostando na promoção dos estabelecimentos locais, incluindo a restauração, através da originalidade e criatividade das suas decorações de Natal.
De 1 a 31 de dezembro, os estabelecimentos aderentes deverão expor a decoração alusiva ao tema “Quadra Natalícia”, que terá que estar devidamente iluminada no período noturno.
O júri será composto por um representante da Câmara Municipal de Vila do Bispo; um representante da ACRAL (Associação do Comercio e Serviços da Região do Algarve) e um Professor (a) da Escola E.B 2,3 de S. Vicente ligado(a) à Arte e Decoração que apreciarão e classificarão os estabelecimentos a concurso. A originalidade e criatividade; harmonia e estética do conjunto, utilização de materiais próprios, iluminação e montra apelativa serão os critérios a ter em conta pelo júri.
Os resultados finais do concurso serão divulgados até ao dia 11 de janeiro de 2016 no site da Câmara Municipal: http://www.cm-viladobispo.pt.
Em simultâneo e de forma a incentivar os consumidores a adquirirem as suas compras de Natal nos estabelecimentos de comércio local, serão sorteados três cabazes de natal para os clientes dos mesmos. Assim, a cada pessoa que faça as suas compras no valor igual ou superior a € 5,00 será atribuído um cupão ao qual deverá anexar o respetivo comprovativo de compra ou carimbo do estabelecimento, que será depositado numa tômbola no centro Cultural. O sorteio realizar-se-á no decorrer do jantar de confraternização entre os participantes do concurso.
Normas de participação
Ficha de Inscrição
sábado, 17 de outubro de 2015
Praia da Salema - IV Concurso de Pesca Desportiva de Vila do Bispo - Dia 24 de outubro 2015.
No dia 24 de outubro realiza-se o IV Concurso de Pesca Desportiva de Vila do Bispo, na praia da Salema.
As inscrições decorrem até ao próximo dia 21.
O concurso será disputado individualmente, na categoria de seniores, sendo aceites inscrições de todos os escalões individuais de pesca de competição.
Os interessados em participar poderão inscrever-se por correio para: Câmara Municipal de Vila do Bispo, Paços do Concelho, 8650-407 Vila do Bispo, por telefone através do 282 630 600, por fax 282 639 208, ou ainda por correio eletrónico: geral@cm-viladobispo.pt
A prova será disputada na modalidade de surf Casting na praia da Salema. A concentração está marcada para as 06h30 na referida praia e a prova decorre entre as 08h00 e as 12h00.
Os prémios serão atribuídos até ao 18º classificado. Será ainda premiada a captura do maior exemplar e a maior quantidade de capturas. Os prémios serão entregues após o almoço convívio com os participantes.
As espécies capturadas serão oferecidas a uma instituição de cariz social, sediada no concelho, conforme estipulado nas normas de participação.
Organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo em parceria com a Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve, no âmbito do programa Bandeira Azul 2015, esta atividade tem como objetivo divulgar o potencial das nossas praias para a prática desta modalidade, de forma a promover a vertente turística e desportiva dos recursos naturais do município.
Para mais informações contactar os serviços do ambiente da Divisão de Atividades Municipais através do telefone 282630600.
As inscrições decorrem até ao próximo dia 21.
O concurso será disputado individualmente, na categoria de seniores, sendo aceites inscrições de todos os escalões individuais de pesca de competição.
Os interessados em participar poderão inscrever-se por correio para: Câmara Municipal de Vila do Bispo, Paços do Concelho, 8650-407 Vila do Bispo, por telefone através do 282 630 600, por fax 282 639 208, ou ainda por correio eletrónico: geral@cm-viladobispo.pt
A prova será disputada na modalidade de surf Casting na praia da Salema. A concentração está marcada para as 06h30 na referida praia e a prova decorre entre as 08h00 e as 12h00.
Os prémios serão atribuídos até ao 18º classificado. Será ainda premiada a captura do maior exemplar e a maior quantidade de capturas. Os prémios serão entregues após o almoço convívio com os participantes.
As espécies capturadas serão oferecidas a uma instituição de cariz social, sediada no concelho, conforme estipulado nas normas de participação.
Organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo em parceria com a Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve, no âmbito do programa Bandeira Azul 2015, esta atividade tem como objetivo divulgar o potencial das nossas praias para a prática desta modalidade, de forma a promover a vertente turística e desportiva dos recursos naturais do município.
Para mais informações contactar os serviços do ambiente da Divisão de Atividades Municipais através do telefone 282630600.
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Vila do Bispo - Maratona Astro-arqueológica - Dia 27 de setembro 2015.
Vila do Bispo sugere-lhe uma Maratona Astro-arqueológica nos Menires do concelho no dia 27 de setembro.
Para o próximo dia 27 de setembro, entre as 15 h00 e as 04 horas, já na madrugada do dia 28, a Câmara Municipal preparou uma verdadeira “Maratona Astro-Arqueológica nos Menires de Vila do Bispo” que inclui um vasto programa de atividades que pretende assinalar uma rara sequência de eventos astronómicos – Equinócio de Outono, Lua Cheia de Outono, Pôr-do-Sol Equinocial, Eclipse Total da Lua – integrando-os culturalmente numa perspetiva arqueológica, histórica e etnográfica.
INFO:
http://goo.gl/GbHIhs
Para o próximo dia 27 de setembro, entre as 15 h00 e as 04 horas, já na madrugada do dia 28, a Câmara Municipal preparou uma verdadeira “Maratona Astro-Arqueológica nos Menires de Vila do Bispo” que inclui um vasto programa de atividades que pretende assinalar uma rara sequência de eventos astronómicos – Equinócio de Outono, Lua Cheia de Outono, Pôr-do-Sol Equinocial, Eclipse Total da Lua – integrando-os culturalmente numa perspetiva arqueológica, histórica e etnográfica.
INFO:
http://goo.gl/GbHIhs
domingo, 30 de agosto de 2015
Vila do Bispo - IV FESTIVAL DO PERCEVE - Dias 4, 5 e 6 setembro 2015.
Pelo quarto ano consecutivo, Vila do Bispo recebe o “Festival do Perceve”, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, evento que irá decorrer no Pavilhão da Escola E.B.2,3 de S. Vicente.
Assim o perceve, considerado o ícone de Vila do Bispo, está de volta a esta localidade da costa vicentina para três dias dedicados aos sabores do mar. Além da estrela da festa, há ainda lapas, burgaus, mexilhões, papas de xerém entre outros petiscos capazes de saciar os gostos dos mais exigentes.
Além das iguarias da cozinha Vila-bispense, o Festival conta ainda com muita animação musical, onde no primeiro dia marcara presença o grupo Albuhera e o artista João Paulo Cavaco, para o segundo dia está agendado a atuação do grupo Vozes do Sul e do artista João Paulo Cavaco, já no último dia atuará o artista Xico Barata e a Banda Alhada.
A Associação dos Marisqueiros de Vila do Bispo, entidade organizadora do evento, conta, à semelhança das edições anteriores, atrair pessoas oriundas de vários pontos do pais ao município para saborear o marisco da região.
O evento que tem como objetivo promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve, conta com o apoio da Câmara Municipal.
Assim o perceve, considerado o ícone de Vila do Bispo, está de volta a esta localidade da costa vicentina para três dias dedicados aos sabores do mar. Além da estrela da festa, há ainda lapas, burgaus, mexilhões, papas de xerém entre outros petiscos capazes de saciar os gostos dos mais exigentes.
Além das iguarias da cozinha Vila-bispense, o Festival conta ainda com muita animação musical, onde no primeiro dia marcara presença o grupo Albuhera e o artista João Paulo Cavaco, para o segundo dia está agendado a atuação do grupo Vozes do Sul e do artista João Paulo Cavaco, já no último dia atuará o artista Xico Barata e a Banda Alhada.
A Associação dos Marisqueiros de Vila do Bispo, entidade organizadora do evento, conta, à semelhança das edições anteriores, atrair pessoas oriundas de vários pontos do pais ao município para saborear o marisco da região.
O evento que tem como objetivo promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve, conta com o apoio da Câmara Municipal.
Vila do Bispo - Exposição “O Algarve de George Landmann” - Até 13 novembro 2015.
Está patente, entre 14 de agosto e 13 de novembro, no Arquivo Municipal de Vila do Bispo (Sala de Leitura), a exposição “O Algarve de George Landmann”.
George Landman foi um oficial superior do Exército Britânico que esteve em Portugal entre 1806 e 1811, no curso das invasões francesas a Portugal e Espanha. Da sua experiência resultou uma obra, publicada em Londres, em 1818 - “Historical, Military, and Picturesque Observations on Portugal”, composta por dois volumes. Aí, George Landmann, registou, também, interessantes informações sobre o Algarve, incluindo os territórios de Vila do Bispo e Sagres.
Convidamos todos os interessados a estarem presentes na inauguração desta exposição, no próximo dia 14 de agosto, às 15h00, no edifício do Arquivo Municipal de Vila do Bispo, ou a fazerem uma visita até 13 de novembro.
Para quaisquer esclarecimentos, ou marcação de visitas, poderão contactar os nossos serviços pelo telefone 282 630 600 (Artur de Jesus e/ou Nuno Marques) ou pelo correio eletrónico patrimonio.historico@cm-viladobispo.pt e arquivo.municipal@cm-viladobispo
Esperamos a vossa visita!
George Landman foi um oficial superior do Exército Britânico que esteve em Portugal entre 1806 e 1811, no curso das invasões francesas a Portugal e Espanha. Da sua experiência resultou uma obra, publicada em Londres, em 1818 - “Historical, Military, and Picturesque Observations on Portugal”, composta por dois volumes. Aí, George Landmann, registou, também, interessantes informações sobre o Algarve, incluindo os territórios de Vila do Bispo e Sagres.
Convidamos todos os interessados a estarem presentes na inauguração desta exposição, no próximo dia 14 de agosto, às 15h00, no edifício do Arquivo Municipal de Vila do Bispo, ou a fazerem uma visita até 13 de novembro.
Para quaisquer esclarecimentos, ou marcação de visitas, poderão contactar os nossos serviços pelo telefone 282 630 600 (Artur de Jesus e/ou Nuno Marques) ou pelo correio eletrónico patrimonio.historico@cm-viladobispo.pt e arquivo.municipal@cm-viladobispo
Esperamos a vossa visita!
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Vila do Bispo - IV Ciclo de Música Antiga Sons Antigos a Sul (SAS) - 21 agosto 2015.
“Conversation": Díálogo Teatral na Corte Europeia “, integrado no IV Ciclo de Música Antiga Sons Antigos a Sul (SAS), no próximo dia 21 de Agosto de 2015 pelas 17h00 na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo), “".
The Goldfinch Ensemble foi fundado em 2014 no seio do Conservatório Real de Haia (Países Baixos), por 4 músicos oriundos de diferentes países e dedica-se ao reportório escrito para cravo, violino barroco, traverso e viola da gamba dos séculos XVII e XVIII. Em Maio de 2015 receberam o Segundo Prémio na Competição Internacional de Música Antiga do Val de Loire (França), apresentando-se em Agosto de 2015 no prestigiado Festival de Música Antiga de Utrecht (Países Baixos).
O programa "Conversation": Díálogo Teatral na Corte Europeia, apresentará obras de Bach, Telemann, Forqueray, Rameau entre outros mestres do barroco europeu e prestará uma homenagem ao Teatro Vicentino e à música barroca europeia composta para Teatro.
The Goldfinch Ensemble / Koninklijk Conservatorium - Royal Conservatoire:
Emmanuel Frankenberg, cravo [harpsichord]
Noyuri Hazama, violino barroco [baroque violin]
Pablo Sosa del Rosario, traverso [baroque flute]
Salomé Gasselin, viola da gamba
Noite Jovens Talentos [Young Talents Night]
"Conversation": Diálogo Teatral na Corte Europeia
Bach, Telemann, Forqueray, Rameau et al
O concerto será antecedido por um beberete
Entrada paga- 5€
The Goldfinch Ensemble foi fundado em 2014 no seio do Conservatório Real de Haia (Países Baixos), por 4 músicos oriundos de diferentes países e dedica-se ao reportório escrito para cravo, violino barroco, traverso e viola da gamba dos séculos XVII e XVIII. Em Maio de 2015 receberam o Segundo Prémio na Competição Internacional de Música Antiga do Val de Loire (França), apresentando-se em Agosto de 2015 no prestigiado Festival de Música Antiga de Utrecht (Países Baixos).
O programa "Conversation": Díálogo Teatral na Corte Europeia, apresentará obras de Bach, Telemann, Forqueray, Rameau entre outros mestres do barroco europeu e prestará uma homenagem ao Teatro Vicentino e à música barroca europeia composta para Teatro.
The Goldfinch Ensemble / Koninklijk Conservatorium - Royal Conservatoire:
Emmanuel Frankenberg, cravo [harpsichord]
Noyuri Hazama, violino barroco [baroque violin]
Pablo Sosa del Rosario, traverso [baroque flute]
Salomé Gasselin, viola da gamba
Noite Jovens Talentos [Young Talents Night]
"Conversation": Diálogo Teatral na Corte Europeia
Bach, Telemann, Forqueray, Rameau et al
O concerto será antecedido por um beberete
Entrada paga- 5€
quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Vila do Bispo - Exposição de Pintura "Vida Portuguesa" - Até 31 agosto 2015.
Exposição de Pintura "Vida Portuguesa" - da autoria de Clive Cook.
Patente ao público, de 1 a 31 de agosto, no Centro Cultural de Vila do Bispo.
+ informações
Centro Cultural de Vila do Bispo | tel.: 282630600
Patente ao público, de 1 a 31 de agosto, no Centro Cultural de Vila do Bispo.
+ informações
Centro Cultural de Vila do Bispo | tel.: 282630600
terça-feira, 4 de agosto de 2015
sábado, 25 de julho de 2015
Vila do Bispo - Encontro dos amigos “Clube do Livro” - 27 julho 2015.
“Clube do Livro” – segunda-feira, 27 de julho, pelas 21h00 realiza-se o 9º encontro dos amigos “Clube do Livro”, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo.
Nesta edição, o tema abordado será a obra de Jorge Amado.
Dinamizada pelo Sr. Dário Teixeira, esta iniciativa tem como objetivo falar de livros e autores de reconhecido mérito literário e partilhar pontos de vista diferentes e/ou opostos.
Mais informações: Centro de Interpretação de Vila do Bispo | 282 630 600
Nesta edição, o tema abordado será a obra de Jorge Amado.
Dinamizada pelo Sr. Dário Teixeira, esta iniciativa tem como objetivo falar de livros e autores de reconhecido mérito literário e partilhar pontos de vista diferentes e/ou opostos.
Mais informações: Centro de Interpretação de Vila do Bispo | 282 630 600
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















