Os 600 anos da tomada de Ceuta é tema do Festival dos Descobrimentos em Lagos.
No ano em que se assinalam os seis séculos sobre a tomada de Ceuta, esse será o tema da oitava edição do Festival dos Descobrimentos, que vai decorrer em Lagos, entre 30 de Abril e 3 de Maio. É também o mote para as comemorações ao longo de 2015.
A cidade de Lagos vai assim mergulhar no século XV e relembrar a etapa que a historiografia nacional inscreveu como o início da expansão portuguesa – a tomada de Ceuta, em 22 de Agosto de 1415.
A Feira dos Descobrimentos, Cortejo Histórico e um ciclo de palestras que se prolonga até Novembro, são os principais eventos marcados para este ano em que se assinalam os seis séculos da tomada daquela praça marroquina no Norte de África.
No primeiro dia do Festival (30 de Abril), abrirá também, na Fortaleza Pau da Bandeira, uma exposição de caráter pedagógico e científico sobre os apetrechos bélicos dos séculos XV e XVI. «São reproduções de peças originais, que nos irão mostrar como era uma armadura, que armas eram usadas, no fundo, como era a guerra naqueles tempos», explicou Maria Fernanda Afonso.
Quanto à Feira dos Descobrimentos, tal como nas edições anteriores, os visitantes podem observar e adquirir produtos e iguarias em exposição nas diversas tendas instaladas no recinto, enquanto no Cortejo Histórico, os voluntários, vindos das escolas e instituições diversas do concelho, bem como os autarcas, irão representar as classes sociais da época – Clero, Nobreza, Burguesia e Povo.
Ao longo desses quatro dias, serão recriados episódios como a preparação da Armada para Ceuta, a Tomada da Cidade de Ceuta, a Batalha entre Cristãos e Mouros e o momento em que D. João I arma os seus filhos Cavaleiros.
Mais informação em:
Mais informação em: